TEx lança Índice de Preços do Seguro Automóvel

Estudo pioneiro traz panorama e tendência das principais cotações realizadas no Brasil

Fonte: Tex

A TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, em parceria com a Rating de Seguros Consultoria, acaba de lançar o Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA) , estudo inédito que traz a variação média de preços do seguro auto, a evolução mensal e a tendência do seguro automóvel para 2021. 

Com mais R﹩ 3,5 bilhões de prêmios transmitidos por ano e mais de 2.000.000 de cotações por mês realizadas no TELEPORT, solução de Gestão e MultiCálculo da empresa para Corretoras de Seguros, é possível afirmar que a TEx possui o maior dataset do mercado, com abrangência nacional e mais de 20 mil Corretores utilizando suas soluções diariamente. Essa penetração possibilitou a criação de um cálculo inédito, o Índice de Preços do Seguro Automóvel. O IPSA traz um panorama exato do cenário do seguro auto no Brasil. “O estudo jamais foi compilado antes, exatamente pela dificuldade em consolidar tais dados. Com uma abordagem pioneira e graças ao TEx Analytics, que permite levantamento dos dados com a maior massa estatística do setor, é possível acompanhar a variação média de preços de seguro automóvel de forma precisa. O que mostra a posição de destaque da TEx no mercado de seguros.”, revela Omar Ajame, Founder e CEO da TEx. 

O estudo, produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx, é dividido em três indicadores: IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração segurado de ambos os sexos, o IPSAm, considerando unicamente o sexo feminino, e o IPSAh, considerando apenas o sexo masculino. 

Francisco Galiza, consultor econômico e sócio da Rating Consultoria de Seguros, explica que para desenvolver os indicadores foram utilizados três fatores principais, como perfil do segurado, veículos mais cotados e cálculo das variações dos prêmios. “Em primeiro lugar definimos o perfil mais comum de segurado no mercado brasileiro (sexo feminino ou masculino, casado, veículo zero km, 36 a 45 anos, sem bônus, automóvel), depois levamos em consideração o automóvel, a cada mês selecionamos os 40 veículos mais cotados, e por último, consideramos a mediana das variações de prêmios dos 40 veículos selecionados para cada um dos três indicadores“, comenta Galiza. 

Na análise acumulada em 2021, considerando dados de janeiro e fevereiro, o IPSA geral e o IPSAh tiveram, respectivamente, queda de 1,3% e 4,8%. Já o IPSAm subiu 4,5%. “Importante pontuar que a amostra ainda é pequena para se definir uma tendência do setor para o ano de 2021, por isso é importante seguir acompanhando o IPSA nos próximos meses“, finaliza o economista. 

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS