Desemprego tem piora nas projeções comentadas pela CNseg nesta segunda-feira

Em um contexto de inflação ainda elevada e corroendo a renda real, trata-se de um desafio a mais para mercados ligados à renda da população e das pessoas físicas, como muitos produtos do setor segurador", afirmou o economista Pedro Simões

Poucas modificações nas projeções do Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (5). O PIB em 2021 deverá crescer 3,17%, pouco abaixo dos 3,18% estimados na semana passada. O IPCA de 2021 está previsto em 4,81% e a Selic em 2021 está projetada em 5% ao ano. “O olhar de todos continua na política, com expectativa sobre como ficará a questão do orçamento, não só os efeitos práticos em termos de gastos, mas também por conta da habilidade de articulação política após a reforma ministerial das últimas semanas”, comenta Pedro Simões, do Comitê de Estudos de Mercado da CNseg, a Confederação Nacional das Seguradoras.

Um dos destaques do Boletim Acompanhamento de Expectativas Econômicas semanal feito pela Superintendência de Estudos e Projetos (Suesp) da CNseg desta semana é a PNADc, divulgada na semana passada. “A taxa de desemprego foi de 14,2% no trimestre encerrado em janeiro (frente a 14,3% no trimestre encerrado em outubro do ano passado), representando um aumento de 3,0 p.p. em relação ao mesmo trimestre do ano passado. O crescimento da população ocupada perdeu força e o emprego com carteira assinada, que foi um destaque positivo no ano passado, recuou nas últimas duas divulgações. Em um contexto de inflação ainda elevada e corroendo a renda real, trata-se de um desafio a mais para mercados ligados à renda da população e das pessoas físicas, como muitos produtos do setor segurador”, afirmou. 

Leia a o boletim completo no portal da CNseg, na aba Estatísticas/Expectativas Econômicas

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS