CNseg divulga relatório de atividades de 2019

Estudo, disponivel no portal da confederação, destaca diretrizes e principais acoes das federações no ano

Detalhadas em 10 capítulos, as ações mais relevantes da Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg, das quatro Federações que a integram e do setor segurador, realizadas no último exercício. Elas estão sintetizadas no “Relatório 2019 – Confederação Nacional das Seguradoras”, disponível no portal cnseg.org.br. A publicação permite visão holística do setor e ratifica o compromisso da CNseg com a transparência de suas ações.

No primeiro capítulo, são destacadas as principais diretrizes institucionais da CNseg: ampliar a representação do setor segurador perante o Executivo, o Legislativo e o Judiciário; disseminar a importância estratégica do setor para o País e apresentar o setor, seus produtos e serviços,  como instrumento efetivo de desenvolvimento sustentado.

No segundo capítulo, o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, enfatiza o predomínio de um ambiente cada vez mais concorrencial, fruto da maior presença de multinacionais, da abertura dos canais bancários a produtos de distintas seguradoras e de inúmeros acordos operacionais entre competidores, ambiente esse que beneficia os consumidores. E apresenta balanço do desempenho superlativo do setor em 2019, com alta de 12,1% sobre 2018 e crescimento mais bem distribuído por diversos ramos de seguros.

Há um capítulo dedicado à agenda estratégica da CNseg para o triênio 2019/2022, expressa na “Carta de Ibirapuera”. São temas estratégicos expostos por ordem de prioridade. Outro avalia os aspectos regulatórios e da conjuntura econômica e os impactos de ambos sobre o setor segurador.

A publicação enumera os projetos de lei que foram acompanhados pela CNseg nos âmbitos federal, estadual e municipal em 2019 em razão dos impactos no mercado segurador; descreve as atividades jurídicas, que abrangeram proposições, manifestações, atendimentos ao Poder Judiciário, a órgãos públicos e consumidores; relata as ações para  um diálogo efetivo com a sociedade, acenando com informações qualificadas do mercado para melhorar o entendimento sobre seguros e tornar a compra de coberturas mais bem  compreendida. 

As iniciativas para fomentar e aprimorar o diálogo sobre o tema proteção do consumidor; o compromisso do setor com ações sustentáveis e no âmbito da diversidade; o processo de profissionalização do quadro funcional da CNseg; as soluções para aprimorar a precisão das informações necessárias ao desenvolvimento das atividades das seguradoras; a repercussão dos eventos promovidos pela entidade e os resultados proporcionados por sua comunicação estratégica são outros tópicos relevantes do Relatório.

O último capítulo “Setor unido e mais forte” é dedicado às Federações, que elencaram suas principais ações realizadas no ano passado.  A FenSeg focou em temas relacionados aos produtos para o ramo automóvel, à infraestrutura, ao seguro rural e ao combate à venda irregular de seguros. Já a FenaPrevi, motivada pela importância da Reforma da Previdência para a sociedade, reforçou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do País contribuindo de forma consistente para esse debate, oferecendo subsídios para melhor qualificá-lo. A estratégia da FenaSaúde, em 2019, foi reposicionar a imagem e amplificar o alcance das mensagens de interesse das operadoras de planos e seguros privados de assistência à saúde perante a opinião pública. Para a FenaCap, o destaque foi a atualização do marco regulatório para os títulos de capitalização, que já rendeu bons frutos para o segmento.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS