Receita de capitalização atinge R$ 24 bi em 2019

Com a taxa de juros baixa, títulos de capitalização ganham ainda mais atratividade como uma opção segura e acessível a pessoas com vários perfis de consumo e renda

Fonte: FenaCap

O setor de Títulos de Capitalização – produtos que conjugam soluções de negócios com sorteios – cresceu 13,8% em 2019, acumulando uma receita global de R$ 23,9 bilhões. Os dados, divulgados pela Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), mostram, ainda, um aumento de 4,7% nas reservas técnicas –  correspondente a recursos de clientes com títulos de capitalização ativos, resgatados ao fim da vigência ou antecipadamente – que somaram R$ 30,7 bilhões.

“Os títulos de capitalização têm se consolidado como uma alternativa para ajudar as pessoas a formar reservas, para emergências ou não – e a contar com a perspectiva de antecipar planos de vida por meio dos sorteios”, assinala Marcelo Farinha, presidente da FenaCap.

Os títulos de capitalização da modalidade Tradicional continuam sendo o carro-chefe do setor, mas merece destaque, no período, o desempenho das duas modalidades criadas pelo novo Marco Regulatório da Capitalização, cuja comercialização começou em abril do ano passado. Juntos, os títulos de Capitalização Instrumento de Garantia e Filantropia Premiável passaram a responder por 12% da arrecadação. “As novas regras trouxeram mais segurança jurídica para as empresas e mais transparência às relações de consumo, melhorando o ambiente de negócios. A recuperação gradual da economia também contribuiu para incrementar vendas”, avalia Farinha.
Ao longo de 2019, as empresas de Capitalização distribuíram R$ 1,1 bilhão em sorteios a clientes de todo o país. Já o montante relativo aos resgates atingiu R$18,9 bilhões. “Os títulos podem ser adquiridos de maneira segura e sem burocracia. Permitem acumular recursos e oferecem  dezenas, centenas de chances de sorteio, dependendo da modalidade”, completa o presidente da FenaCap.

Títulos de capitalização: soluções para vários perfis de clientes

Instrumento de Garantia – O título de capitalização substitui a figura do fiador nas transações de aluguel de imóveis e serve de garantia para empréstimos e qualquer outro tipo de contrato. Nessa modalidade, o cliente do título de capitalização também concorre a sorteios e resgata 100% do valor pago ao fim da vigência, atualizado pela TR.

Filantropia Premiável – O consumidor cede o direito de resgate da sua reserva para uma instituição filantrópica previamente credenciada pelas empresas de capitalização e concorre aos sorteios previstos no contrato.

Popular – Permite que o consumidor adquira um título de valor acessível, em torno de R$ 10, e participe de sorteios de prêmios em dinheiro, com direito ao resgate de até 50% do valor pago.

Tradicional – O objetivo dessa modalidade é a formação de uma reserva, de maneira programada, por um prazo previamente conhecido e valor pré-determinado. Dá direito à participação em sorteios ao longo de toda a vigência e ao resgate de 100% do que foi pago, atualizado pela TR, ao fim do prazo de contrato. É uma solução para as pessoas que não têm disciplina para guardar dinheiro.

Incentivo – Nessa modalidade, uma empresa de varejo, por exemplo, adquire uma série exclusiva de títulos e cede aos seus clientes o direito a participar de sorteios. É uma forma de alavancar vendas, ampliar mercado, girar estoque e estreitar o relacionamento com os consumidores.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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