Reconhecendo a relevância da adoção do IFRS-17 (International Financial Reporting Standard -17, na sigla em inglês) e as transformações contábeis, atuarias e até de processos necessárias para adoção desse novo padrão contábil internacional, a Society of Actuaries (SOA, sigla em inglês), com o apoio pela CNseg, realizará um seminário de três dias (de 15 a 17 de julho, em São Paulo), no qual serão apresentados os principais procedimentos necessários para cumprir o normativo internacional, previsto para vigorar em 2021, mas com impactos nos balanços das seguradoras já no exercício de 2020. Nesta oportunidade, também serão apresentados conceitos e modelos de solvência II.
A perspectiva é de que o workshop atraia 150 participantes interessados em ampliar o conhecimento. Dois especialistas – o consultor atuarial e de gestão de riscos, Carlos Arocha, e a professora de Ciências Atuariais da UFRGS, Máris Caroline Gosmann, que é diretora do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) – vão se revezar para detalhar os temas. No primeiro dia e na manhã do segundo dia, serão abordadas questões do IFRS 17 – Contrato de Seguros como modelos gerais de medição e estratégias de gerenciamento de dados. Na tarde do segundo dia e no terceiro dia, serão apresentados temas relacionados à Solvência II, como modelos quantitativos, governança, ORSA e reportes.
O encontro ocorrerá nas dependências da unidade da Escola Nacional de Seguros (ENS) em São Paulo (Rua Augusta, 1600, Consolação). Mais informações neste link.