Enquanto no Brasil o preço do seguro de carro ainda se vale do CEP, do modelo e ano do veículo, idade e sexo do motorista, no Reino Unido até mesmo o email pode agravar ou reduzir o custo da apólice. Os motoristas passaram a ser avisados de que usar certos tipos de endereços de email pode resultar em pagar prêmios de seguro de carro mais altos. Outros detalhes como cargo na empresa, histórico de condução do veículo e infrações relacionadas com o carro anterior também podem alterar o custo do valor pago à seguradora.
De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal The Sun, a Admiral, uma das seguradoras mais citadas quando o assunto é inovação, como a Porto Seguro no Brasil, admitiu a cobrança de prêmios mais elevados pelo uso de endereço de email “hotmail”, com valores mais salgados para o mesmo perfil de cliente que usa o “gmail”. A diferença chega a ser de quase 32 libras esterlinas (cerca de R$ 150), para um seguro com custo de 450 libras, segundo pesquisa feita pela reportagem em plataformas de vendas como confused.com, gocompare.com, moneysupermarket.com.
Além de citar o uso de domínios de emails, o jornal cita que as seguradoras também diferencial o preço pelo nome do cliente. Um dos exemplos citados foi que o nome Mohammed se envolve mais em acidentes do que os clientes chamados John.
A Admiral negou o fato em email enviado aos clientes: “Você pode ter visto uma história nas notícias que afirma que usamos os nomes para cobrar nosso seguro com base na nacionalidade. Mas não é o nosso caso. Usamos uma estrutura de subscrição complexa com muitas variáveis e fontes de dados diferentes. Os jornalistas interpretaram incorretamente nossa estrutura de preços e as cotações de seguros”, afirma a nota da seguradora.
Independentemente dos fatores usados, o fato é que as seguradoras do Reino Unido terão de seguir novas regras neste ano, muito mais punitivas para discriminação e abuso de dados confidenciais de clientes do que já estavam expostas. A tecnologia deve ser usada, mas com cautela.