Seguradoras inglesas usam até domínio de email para taxar o seguro

Enquanto no Brasil o preço do seguro de carro ainda se vale do CEP, do modelo e ano do veículo, idade e sexo do motorista, no Reino Unido até mesmo o email pode agravar ou reduzir o custo da apólice. Os motoristas passaram a ser avisados de que usar certos tipos de endereços de email pode resultar em pagar prêmios de seguro de carro mais altos. Outros detalhes como cargo na empresa, histórico de condução do veículo e infrações relacionadas com o carro anterior também podem alterar o custo do valor pago à seguradora.

De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal The Sun, a Admiral, uma das seguradoras mais citadas quando o assunto é inovação, como a Porto Seguro no Brasil, admitiu a cobrança de prêmios mais elevados pelo uso de endereço de email “hotmail”, com valores mais salgados para o mesmo perfil de cliente que usa o “gmail”. A diferença chega a ser de quase 32 libras esterlinas (cerca de R$ 150), para um seguro com custo de 450 libras, segundo pesquisa feita pela reportagem em plataformas de vendas como confused.com, gocompare.com, moneysupermarket.com.

Além de citar o uso de domínios de emails, o jornal cita que as seguradoras também diferencial o preço pelo nome do cliente. Um dos exemplos citados foi que o nome Mohammed se envolve mais em acidentes do que os clientes chamados John.

A Admiral negou o fato em email enviado aos clientes: “Você pode ter visto uma história nas notícias que afirma que usamos os nomes para cobrar nosso seguro com base na nacionalidade. Mas não é o nosso caso. Usamos uma estrutura de subscrição complexa com muitas variáveis ​​e fontes de dados diferentes. Os jornalistas interpretaram incorretamente nossa estrutura de preços e as cotações de seguros”, afirma a nota da seguradora.

Independentemente dos fatores usados, o fato é que as seguradoras do Reino Unido terão de seguir novas regras neste ano, muito mais punitivas para discriminação e abuso de dados confidenciais de clientes do que já estavam expostas. A tecnologia deve ser usada, mas com cautela.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS