Rádio CNseg: presidente da Confederação diz que insurtechs não acabam com a figura do corretor de seguros

Fonte: CNseg

Muito se tem falado das chamadas fintechs e insurtechs, estas mais voltadas para o setor de seguros. Mas o que isso tem a ver com o consumidor? Em entrevista ao programa “Fala Presidente” desta segunda-feira, o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Marcio Serôa de Araújo Coriolano, explica que esse novo modelo de negócio propõe a aproximação do mercado com os consumidores, principalmente os mais jovens, que dispensam a intermediação de uma forma geral. Por outro lado, Coriolano afirma que as insurtechs não acabam com a figura do corretor de seguros. “Embora a tecnologia nos aproxime muito do consumidor, ele sempre precisará da figura do corretor para traduzir o produto, no que diz respeito às suas necessidades e à sua capacidade de pagamento, além de ajudá-lo a escolher entre as tantas variedade que existem no mercado”, finaliza.

Também nesta segunda, a “Entrevista Especial” recebe a economista Eduarda La Rocque, ex-secretária municipal de Fazenda do Rio de Janeiro, que atualmente participa do Pacto do Rio, uma parceria público-privada voltada à sustentabilidade. Ela fala sobre a grave situação do Estado. “A gente pode sair da crise, rápido, se aproveitarmos tudo o que construímos e acabamos não executando nas últimas gestões, porque havia muitos planos bons, dentre os quais o polo de seguros e resseguros”, diz. A economista afirma ainda acreditar no mercado de capitais, “particularmente nessa questão de finanças verdes”.

Na terça-feira, o programa “Conheça os Seguros Gerais” aborda o seguro para shopping centers. O presidente da Comissão de Riscos Patrimoniais Massificados da FenSeg, Danilo Silveira, explica o funcionamento do produto e os seus tipos de cobertura, tanto para lojistas quanto para o entorno do estabelecimento. No mesmo dia, o “Qual é a Dúvida?” esclarece a questão de um ouvinte sobre a abrangência da cobertura do plano de saúde.

Na quarta, o “Entenda os Seguros de Pessoas” aborda a Previdência como ferramenta de planejamento econômico frente à longevidade. O professor da Escola Nacional de Seguros, Mauricio Viot, explica de que forma o consumidor pode buscar uma velhice mais tranquila e faz um alerta sobre as gerações futuras. “Se a gente não conseguir se salvar por conta dessa pouca aposentadoria, precisaremos salvar a nossa próxima geração. Haverá poucos empregos para eles.” No mesmo dia, vai ao ar o “Inovação e Sustentabilidade”, que entrevista José Camilo Ciufatelli, membro da Comissão de Processos e Tecnologia da Informação da CNseg e moderador de um dos painéis que compuseram a Trilha de Seguros, no evento Ciab Febraban. Ele falou sobre as novas tecnologias e as diversas possibilidades que surgem, como os aplicativos para a contratação dos seguros. “As seguradoras estão buscando entender as necessidades do cliente através de suas demandas e pelas mídias sociais.”

Quinta-feira é a vez do quadro “Por Dentro da Saúde Suplementar”, com o coordenador da economia aplicada da Fundação Getúlio Vargas, Armando Castelar Pinheiro. Ele fala sobre judicialização e economia, com foco em saúde. O “Momento Jurídico” apresenta a segunda parte da entrevista com o advogado especializado em seguro para o meio ambiente Pery Saraiva Neto.

Os programas “Minuto da Capitalização” e “Dicas do Consultor” encerram a programação da semana, na sexta-feira.

Diariamente, a Rádio CNseg traz ainda boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS