ARTIGO: Perspectivas para 2017 no setor de seguros, por José Otávio Sampaio

*José Otávio Sampaio é Head da Willis Towers Watson Brasil

O ano de 2017 começou com a responsabilidade e a esperança de ser melhor que o ano anterior. Com a crise política e econômica, 2016 foi um ano difícil para diversos segmentos, no entanto, o que aprendemos com ela no setor de seguros e consultoria?

Constatamos já em outras épocas na história que momentos assim nos trazem oportunidades como organização e como profissionais. É na crise que tudo se transforma, que devemos ter ainda mais criatividade, que temos que estar ao lado do cliente e ajudá-lo a se superar nesta fase.

O país ainda sofre neste início do ano com o desemprego, que em 2016 atingiu o número de 12 milhões de pessoas. Cortes de custos das empresas em seus benefícios e práticas de Recursos Humanos tornam essencial a busca constante por soluções em remuneração, redesenhos personalizados e retenção de talentos, pois uma hora a crise passará e os profissionais valorizarão as empresas que estiveram ao lado deles nesta fase e vice versa.

O cliente está cada vez mais exigente em tempos de crise e o gerenciamento de riscos é muito importante para ele avaliar o custo-benefício de transferir ou não, os riscos de seu negócio, contratando um seguro. Isso é constatado no setor de Riscos Corporativos onde o cliente precisa ter a proteção adequada ao seu negócio em todos os quesitos.

O mercado interno no setor de seguros é muito forte. O setor tem sobrevivido à crise, de maneira a se descolar do mercado econômico como um todo e isso ajuda na oferta de produtos adequados as necessidades dos clientes.

Todos têm sentido de forma positiva que voltaremos a crescer. Quando você tem uma retração e volta ao normal o movimento pode ser muito vigoroso. É uma questão de credibilidade.

Eu vejo isso positivamente. Estamos otimistas e esperamos um mercado bem atrativo para investimento no Brasil, o que é bom para a atividade econômica de maneira geral e para as soluções aos clientes.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS