O Brasil tem um grande potencial para o mercado segurador, principalmente nos segmentos de carro e residência. Segundo Mario Cavalcante, diretor de Auto e Residência da Liberty Seguros, a inovação e a educação em seguros são duas peças chaves para proporcionar aos brasileiros proteções, desde as mais simples até as mais sofisticadas para garantir a recuperação do patrimônio das família em caso de algum acidente. O portfólio da Liberty Seguros conta com produtos para automóveis que oferecem desde coberturas de responsabilidade civil para veículos com até 25 anos até seguros para automóveis premium.
Veja abaixo a entrevista concedida para o blog Sonho Seguro:
Como resumiria o cenário de seguro automóvel no Brasil em 2016 e perspectivas para 2017, avaliando a situação atual, efeitos da crise, rentabilidade da carteira e o avanço da sinistralidade.
Depois de um decréscimo de produção em relação ao ano passado, principalmente pela redução de venda de veículos zero quilômetro, percebemos uma reação do mercado nos últimos meses. No caso da Liberty, a estratégia nesse cenário é diversificar a oferta de produtos, garantindo nossa atuação em diferentes nichos, desde o seguro para automóveis mais antigos até para veículos de luxo. Dois exemplos são os seguros Auto Consciente e Auto Exclusivo.
Recentemente a Liberty lançou o Auto Essencial. Como é esse produto?
É primeiro produto da seguradora voltado para casos de indenização integral por roubo, furto, colisão ou incêndio. O Liberty Auto Essencial é pensado para quem não quer correr riscos e ficar sem proteção, mas não pode arcar, no momento, com os custos de um seguro mais completo. Com um bom custo benefício, o Liberty Auto Essencial pode ser até cerca de 40% menor do que o de um seguro convencional. Além da cobertura em casos de indenização total, o seguro também traz assistências e serviços que podem auxiliar o cliente em momentos de emergência, desde a troca de um pneu até um guincho para a oficina ou sua residência, incluindo auxílio em casos de pane seca. Oferece assistências que garantem tranquilidade, como guincho, mecânico para conserto provisório, troca de pneus, chaveiro e socorro em caso de falta de combustível. Além da cobertura de danos materiais e corporais a terceiros, o segurado pode contratar a cobertura opcional de danos morais a terceiros. Outro benefício para os clientes e corretores é o sorteio mensal de R$5 mil.
E o Auto Consciente?
O Auto Consciente, por exemplo, é uma opção para proprietários de veículos que ainda não têm seguro e não querem arcar com os custos de um seguro convencional. Ele também é uma solução para quem tem mais de um automóvel e quer um seguro mais simples para aquele que é usado mais esporadicamente.
O Auto Consciente tem contratação fácil e sem burocracia, dispensando vistoria e é o único seguro no mercado que cobre veículos com até 25 anos. O seguro cobre danos materiais e corporais causados a outras pessoas ou empresas (Responsabilidade Civil Facultativa).
E o Auto Exclusivo?
Já o Auto Exclusivo oferece proteção para automóveis novos ou seminovos com valores a partir de R$ 200 mil. Entre as assistências oferecidas estão serviços emergenciais, mesmo se o segurado estiver em outro veículo, cobertura da blindagem e dos aparelhos de som e imagem, canal de atendimento exclusivo, guincho sem limite de quilometragem e carro reserva no padrão luxo em caso de pane ou quando o conserto do veículo segurado demorar mais de três dias. O Liberty Auto Exclusivo também oferece o atendimento de concierge, com orientação sobre reservas em hotéis e restaurantes, dados sobre empresas turísticas e agências de viagens, duração e escalas de voos, movimentação da bolsa de valores, cotação de moedas e acionamento de serviço de courier.
Também investimos na precificação justa e inteligente, por meio de iniciativas como o Programa Direção em Conta, que utiliza a telemetria para calcular o valor do seguro que o cliente irá pagar.
Tem conseguido reduzir custos para aprimorar o preço final diante da concorrência instalada no Brasil?
A Liberty Seguros busca constantemente ser mais eficiente e oferecer um atendimento excepcional aos clientes e corretores. Para isso, colocamos em prática iniciativas e programas internos que estimulam os funcionários a contribuir com ideias inovadoras, tanto para suas áreas quanto para a Liberty como um todo. Estas ideias podem envolver ou não a redução de gastos. Cada funcionário é protagonista e empoderado para identificar formas de melhorar seu próprio processo; a Liberty disponibiliza workshops – Como Identificar Melhorias e sobre Como Resolver Problemas – que estão disponíveis na grade de treinamentos da companhia. São workshops que apresentam conteúdos de forma lúdica em formato de jogos, ajudando os funcionários a identificar oportunidades. Em 3 anos, já identificamos cerca de 10 mil melhorias, sendo que 50% já foram implementadas. Consideramos fundamental olhar os ganhos sob quatro aspectos: produtividade, voz do cliente, engajamento dos nossos funcionários e ganhos financeiros.
Como avalia no quadro atual e possível evolução dos efeitos das Tecnologias no segmento?
Acreditamos que a tecnologia terá um impacto significativo no longo prazo, podendo até mesmo mudar a natureza do nosso negócio. Os efeitos mais imediatos podem ser atribuídos ao surgimento de novas maneiras das pessoas se relacionarem e utilizarem automóveis, como o compartilhamento, por exemplo. No médio e longo prazo, a tendência dos carros autônomos também deve mudar consideravelmente a natureza do risco e o mercado precisará se adequar a esta nova realidade.
Futuro. Qual o impacto sobre o setor de eventuais mudanças no conceito de Auto, como os carros sem motoristas, compartilhamento de veículos e decisão das pessoas por não terem mais carros diante do avanço das ciclovias e transportes públicos de melhor qualidade?
Estudamos constantemente o setor e estamos atentos às possíveis mudanças e impactos no nosso segmento. Temos uma área de inovação que também nos apoia nestas pesquisas e monitoramento do mercado e tendências. Algumas tendências que podemos mencionar incluem: uso de telemetria para uma precificação mais justa, adequação ao modelo de carro compartilhado, novas alternativas de seguro para quem está migrando para outros meios de locomoção ou de uso do veículo.
E a telemetria?
Já implementamos um programa de telemetria na Liberty Seguros, o Direção em Conta. O Direção em Conta ainda está em fase piloto, mas a ideia é expandir o número de motoristas beneficiados pela iniciativa e aumentar a área de atuação do Programa Direção em Conta para outros estados do Brasil. Atualmente o programa funciona em 3 estados (São Paulo, Paraná e Santa Catarina) com mais de 20 pontos de venda entre corretores tradicionais são concessionárias de automóveis e estamos expandindo gradativamente. Estimamos que até o fim de 2017 cerca de 10 mil segurados participem do programa. Só iniciamos o programa em um canal específico porque o uso dessa tecnologia é muito inovador para o mercado e queremos acompanhar de perto os primeiros usos para garantir que o cliente tenha uma experiência realmente incrível de uso. Mas a ideia é expandir rapidamente o programa. Acreditamos que todos os segurados terão acesso ao programa nos próximos 2 anos com a popularização e barateamento dessa tecnologia. No máximo em 2 anos todos os carros novos já virão conectados de fábrica e a Liberty já está se antecipando a esse movimento.
Quando essas mudanças de comportamento chegarão a afetar o setor?
Acreditamos que alguns impactos serão rápidos, mas os carros autônomos sem motorista, por exemplo, ainda devem demorar cerca de 10 anos para chegar. Algumas inovações avançam muito rapidamente, mas outras levam mais tempo para serem percebidas. Um exemplo é o carro híbrido, um conceito que vem sendo difundido há bastante tempo, mas só agora começamos a observar pontos com tomadas de abastecimento em locais públicos ou edifícios preparados para isso.