CNseg investe em premiação para estimular inovação

Antes da febre das startups, quem estimulava a inovação no mercado segurador era o Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga, criado pela CNseg, confederação que representa as seguradoras do país. O prêmio está na 6ª edição. Foram 137 projetos inscritos, que representaram um crescimento de 144% em relação a 2015, sendo que, destes, 109 foram os projetos habilitados para concorrer nas categorias Comunicação, Processos e Produtos e Serviços. Entre as participantes, 23 são seguradoras, 2 resseguradoras, 23 corretoras, 2 corretores autônomos e 13 prestadores de serviço concorrendo nesta edição.

Os finalistas serão conhecidos em novembro e os vencedores em 16 de dezembro. “O prêmio é um estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de carreira, como também visa agregar valor ao negócio”, conta Solange Beatriz, vice-presidente da CNseg e uma das idealizadoras da premiação. Ela explica que o Prêmio traz benefícios para toda a cadeia de valor do setor: otimiza processos, desenvolve e aprimora produtos, gera maior aproximação com o consumidor e aumenta a rentabilidade das empresas, contribuindo para a sustentabilidade da atividade a longo prazo. O empenho dos agentes do mercado na busca por soluções transformadores demonstra que o ciclo da inovação já está instalado no setor de seguros. “Inovar é preciso”, frisa a diretora.

“Além do expressivo crescimento do número de participantes, foram 44 as empresa inscritas que nunca haviam participado de nenhuma outra edição (32% do total), o que demonstra a relevância conquistada pelo Prêmio da CNseg e sua importância como elemento indutor para a inovação no setor”, afirmou o presidente da Confederação, Marcio Coriolano, segundo o portal CNseg.

O prêmio visa estimular projetos em áreas prioritárias do setor: produtos e serviços, processos e comunicação. São aproximadamente cinquenta projetos inscritos por ano. Até 2015, foram 220, mas neste ano a média deve subir, pois com as vendas em baixa, sobrou mais tempo para tocar aqueles projetos já engatilhados. Dos 56 projetos inscritos no ano passado, 16 envolviam todos os ramos, nove os seguros de automóvel e saúde; cinco envolviam o seguro residencial; quarto abordavam a previdência.

O projeto XTerra, ferramenta eletrônica desenvolvida pela equipe da resseguradora local Terra Brasis, permite calcular a repartição do prêmio entre seguradoras e resseguradoras, de acordo com a provável distribuição de sinistros. Um processo que se torna mas técnico e com um apelo comercial mais equilibrado entre as partes. “Nós desenvolvemos uma ferramenta amigável, fluida e autoexplicativa, para que qualquer pessoa consiga utilizar”, destaca o analista de sistemas da Terra Brasis, Felipe Augusto, um dos autores do projeto.

Em comunicação, o grande destaque do ano passado foi o projeto SulAmérica Saúde Ativa, que incentiva os segurados a mudar de atitude a buscar uma vida mais saudável por meio de marketing de conteúdo. “Para divulgar e garantir ampla abrangência da Campanha do SulAmérica Saúde Ativa foram investidos cerca de R$ 2,56 milhões em mídia na TV paga, impactando mais de 16 milhões de pessoas, e na mídia digital, atingindo cerca de 168 milhões de impressões”, disse Luciana Ribeiro Carqueijo Froehlich, da equipe vencedora.

A Icatu participou com “Os Bebês da Virada”. A ação institucional premiou bebês nascidos de parto normal, em todo o Brasil, na virada do ano, com um plano de previdência no valor de R$ 2.015. O objetivo do projeto foi sensibilizar as pessoas sobre a importância de planejar o futuro e fazer o grande público falar espontaneamente sobre o produto (previdência complementar) e seus benefícios, alcançando a divulgação viral da marca.

Quando ocorrem tragédias e o cliente aciona o seguro, os processos são tratados como uma regulação normal seguindo as mesmas condições dos demais processos. Com o intuito de mudar esse cenário, a Bradesco Auto/Re idealizou um novo processo que identifica, analisa, diferencia e prioriza esses sinistros gerados por catástrofes. Cada vez que tem uma enchente, por exemplo, ou um vendaval, o sistema rastreia todos os segurados do grupo na região para que o atendimento possa ser agilizado e personalizado. “Podemos afirmar com convicção que estamos 100% presentes no momento em que o segurado mais precisa, desenvolvendo assim uma ação social”, comentou José Roberto Bezerra de Lima, um dos participantes do projeto vencedor.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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