Mapfre Global Risks aposta no mercado brasileiro para crescer

Bosco: Brasil é o maior mercado para o grupo depois da Espanha
Bosco: Brasil é o maior mercado para o grupo depois da Espanha

Seguir a rota de crescimento em grandes riscos. Esse é o foco de Bosco Francoy, diretor geral e COO da Mapfre Global Risks, uma empresa dedicada a desenhar programas de seguros para companhias com faturamento acima de US$ 400 milhões. Depois da Espanha, o Brasil é o maior mercado para a seguradora que tem como principais nichos de negócios os segmentos de energia, petróleo, gás, transportes, aeronaves e indústrias. “Estamos vivendo um momento de negociações difíceis. Tanto pelo excesso de capacidade ofertada no mercado, como também pela retração nos investimentos. Mas temos apostado em nichos e mercados onde não temos uma presença significativa para crescer”, afirmou Francoy ao blog Sonho Seguro.

Hoje, o Brasil responde por 20% do faturamento mundial do grupo espanhol Mapfre. No entanto, considerando-se apenas a unidade de grandes riscos a participação do Brasil é torno de 10%. “A meta é que o mercado brasileiro de grandes riscos também represente 20% do faturamento da Global Risk”, comentou Marcos Eduardo Ferreira, CEO da BB e Mapfre para as áreas de auto, seguros gerais e affinities.

Apesar da economia local estar em forte recessão, o grupo BB Mapfre cresceu em 2015 e segue a rota de crescimento no primeiro trimestre deste ano. Passou a ser líder do mercado de grandes riscos, com market share de 17%, desbancando a Chubb, no final do ano passado. Segundo André Fortino, diretor geral de grandes riscos e David Corredor, superintendente executivo de riscos industriais, no primeiro o avanço no volume de prêmios foi de 17%.

“Conquistamos novos clientes e também aumentamos nossa participação nos programas de seguros de nossos segurados”, disse Fortino. “Com o reposicionamento de algumas seguradoras, os clientes passaram a revisitar o programa de seguros e conseguimos conquistar uma boa parcela deles com o apoio dos corretores parceiros e também com o suporte do Banco do Brasil”, acrescentou Gomez. O grupo também é líder em cessão de resseguros, se destacando como maior cedente em 2015, com R$ 2,2 bi negociados, 12% mais que em 2014, sendo grande riscos a carteira que mais contrata resseguro, tanto da resseguradora do grupo, a Mapfre Re, como também de outros grupos, informaram os executivos.

Dentro da estratégia de captar novos clientes com o apoio internacional da Global Risks, que conta com mais de 260 especialistas em gestão de riscos, o grupo realiza nesta terça-feira uma versão brasileira do tradicional encontro realizado a cada dois anos na Espanha, a Jornada Internacional Global Risk, do qual participam clientes e prospects de todo o mundo. Pela primeira o evento será realizado no Brasil. “Fizemos uma versão para o Brasil. O foco do evento é o debate de questões estratégicas, com a apresentação de cases internacionais e temas correntes que estão em evidência no país e nos mercados ao redor do mundo”, explicou Francoy.

Ferreira: Objetivo é dobrar a participação do Brasil na Global Risks
Ferreira: Objetivo é dobrar a participação do Brasil na Global Risks

O objetivo do evento será reunir profissionais de seguros e gerenciamento de riscos de grandes empresas para debater os desafios e as oportunidades que se abrem para o setor de grandes riscos no mercado brasileiro. Participam dos painéis, além da Global Risks, Marcelo Gusmão Arnosti, economista chefe da BB DTVM, Juan Jose de la Colina, diretor de energia da Mapfre Global Risks, e representantes de empresas como Eletropaulo, Noenergia, Eletrosul, Petrogral, IRB RE, Terra Brasis Resseguros, Avianca Linhas Aéreas, Companhia Siderúrgica Nacional, entre outras. “Trata-se de um fórum de alto nível para discussões técnicas, políticas e econômicas, colocando em destaque esse importante segmento que vem crescendo expressivamente no Brasil”, destacou Gomez.

“Em um país de dimensões territoriais como o nosso, com grandes diferenças climáticas e geográficas e visibilidade internacional, às vésperas de sediar o maior evento esportivo do mundo, o setor de grandes riscos consolida-se como um amplo nicho que seguradoras e resseguradoras podem explorar nos próximos anos”, afirmou Ferreira.

“A indústria de energia mundial vem passando por profundas transformações. A expansão das fontes de energia renováveis, o aumento das pressões ambientais e o surgimento de novos players na indústria de petróleo e gás natural vêm suscitando importantes mudanças estruturais nos setores energéticos, intensificando o cenário de incerteza e a volatilidade de preços”, acrescentou Fortino.

“Diante de tantas especificidades, este é um país que representa um dos mercados mais promissores para o desenvolvimento do seguro. Além disso, a troca de experiência entre os profissionais brasileiros ajudará no fomento e disseminação de políticas para a gestão de grandes riscos”, finalizou Bosco.

O evento acontece no Hotel Hilton, em São Paulo, e terá transmissão em tempo real pelo Twitter oficial da MAPFRE (@MAPFRE_br) por meio da hashtag #MAPFREGlobalRisks.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS