Lucro líquido da Porto Seguro cresce 51% no 1o. trimestre de 2015

Porto-Seguro-logoA Porto Seguros divulgou lucro líquido de R$ 231 milhões no primeiro trimestre de 2015, 50% superior ao resultado do mesmo período do ano anterior, fruto de um melhor desempenho operacional e financeiro. O ROAE atingiu 17,8% (+5,3 p.p.), sem business combination.

As receitas totais e os prêmios de seguros da companhia cresceram 16% e 14%, respectivamente. Na operação de seguros, destaque para o crescimento dos segmentos de automóvel e patrimonial no 1T15 em cerca de 13% e 20%, respectivamente. No segmento de automóvel da marca Azul e nos produtos Residencial e Empresarial da marca Porto, os prêmios evoluíram mais de 25%. A frota segurada atingiu 5,1 milhões de veículos (+8%), um incremento anual de 377 mil itens e o número de residências atingiu 2,3 milhões, uma evolução de 23%.

O desempenho operacional demonstrado pelo índice combinado atingiu 97,3% no trimestre, uma melhora de 1,5 p.p., basicamente explicado pela redução na sinistralidade dos seguros de automóvel e saúde em mais de 3 p.p..Em relação as despesas administrativas, o índice de D.A obteve um decréscimo de 0,3 p.p. devido aos esforços contínuos para a otimização da operação.

Nos negócios financeiros e serviços, as receitas trimestrais cresceram 27%, impulsionadas principalmente pela evolução das receitas de operações de crédito (cartão de crédito e financiamento), que se expandiram em 34% no período. O número de cartões de crédito atingiu 1,7 milhão de unidades, um acréscimo de 270 mil cartões.

O resultado financeiro do 1T15 apresentou um aumento de 30%, atingindo R$ 272 milhões, favorecido pelos investimentos em títulos indexados a inflação que apresentaram uma performance acima do índice de referência e pelo maior CDI médio no trimestre (+17% vs. 1T14). A rentabilidade das aplicações financeiras foi de 2,98% (106% do CDI), excluindo-se os recursos previdenciários.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS