Desempregado? Veja se tem o seguro vendido junto com empréstimos ou na mensalidade escolar

desempregoFonte: CQCS e Tudo Sobre Seguro

O desemprego voltou a preocupar os brasileiros. O que poucos sabem é que o mercado de seguros privados oferece também proteção contra a perda de emprego. Normalmente o seguro é contratado quando você contrai uma dívida (empréstimo ou financiamento) em um estabelecimento comercial, financeiro ou banco, que tem parceria com alguma seguradora, que é a instituição que garantirá o risco. O valor do seguro é incluído na prestação ou parcela do financiamento e repassado pela loja à seguradora, que dá cobertura contra desemprego é vendida opcionalmente em produtos específicos como o seguro prestamista, o seguro educacional e o microsseguro.

Tal cobertura garante indenização para o pagamento de dívidas ou certo número de prestações de um financiamento caso o segurado sofra perda de renda por desemprego ou por incapacidade física temporária decorrente de acidente e/ou doença.

Nem todas as situações de desemprego estão cobertas. Para que o segurado tenha seu pedido de indenização aceito pela seguradora é necessário que a dispensa tenha sido involuntária e sem justa causa e que haja certo tempo mínimo de carteira profissional assinada bem como de permanência no último emprego. As indenizações previstas são suspensas no momento em que o segurado consegue novo vínculo empregatício, uma vez que não existem mais a situação de perda de renda por desemprego sem justa causa. Geralmente, as seguradoras estabelecem um determinado tempo de carência, por exemplo, 60 dias, durante o qual estão isentas do pagamento da indenização. Se o seguro for renovado, não haverá carência.

Quando houver franquia, seu valor estará limitado, em geral, a 30 dias anteriores consecutivos e ininterruptos de trabalho, a contar da data da demissão. A forma de recebimento do seguro é variável, assim como o valor da importância segurada. No caso de ser mensal, somente serão pagas após comprovação de que o segurado ainda está sem emprego.

Evidentemente, ninguém espera viver sem emprego ou renda. Daí a oportunidade de poder contar com o seguro-desemprego privado, além da garantia estatal que é o seguro desemprego previsto pelo governo.

Leia mais em: http://www.tudosobreseguros.com.br/sws/portal/pagina.php?#seguro-desemprego-coberturas-para-o-risco-de-desemprego

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS