BB e Mapfre avança 16% em faturamento, para R$ 16,3 bilhões

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O grupo BB e Mapfre obteve crescimento de 16% em prêmios em 2014, que somaram R$ 16,3 bilhões contra R$ 14 bilhões em 2013. O número mostra um crescimento acima da média de mercado que foi de 9,5% no mesmo período.

O lucro líquido recorrente, apurado sobre a mesma base de operações de 2013, cresceu 40,5%, atingindo R$ 1,6 bilhão. O valor representa 11,3% do total de prêmios ganhos em 2014, no ano anterior esse percentual foi de 9,7%.

“Nossos resultados de 2014 coroaram nossa trajetória de três anos e meio: conseguimos aliar eficiência, controle de custos e inovação, o que resultou mais uma vez num crescimento importante”, afirma Roberto Barroso, presidente da BB Mapfre SH1. “Nós investimos em atendimento ao cliente e implantamos mais uma nova central de call center em Franca, um ganho em qualidade e rapidez na resposta ao segurado”, pontua.

O índice de sinistralidade foi de 48,9% , incremento de 1,4 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior (47,5%). Já o índice de comissionamento geral ficou em 21,7% (23% em 2013) e as despesas administrativas representaram 8% sobre os prêmios ganhos em 2014 (9,2% em 2013).

“Tivemos um ano acima das expectativas, com crescimento em prêmios e resultados, com foco na otimização das operações”, diz Marcos Ferreira, presidente da BB Mapfre SH2. “Além disso, lançamos o Projeto Família Sempre Protegida, que inovou na oferta e na entrega do seguro ao consumidor”, destaca.

As provisões técnicas de seguros totalizaram R$ 14,3 bilhões em 2014, o que representa um incremento de 22,2% em relação ao ano anterior (R$ 11,7 bilhões em 2013). Em 2014, o patrimônio líquido do grupo totalizou R$ 5,8 bilhões (R$ 5 bilhões em 2013). Os ativos totais encerraram o ano em R$ 25,9 bilhões, um crescimento de 19,8% em comparação com 2013 (R$ 21,6 bilhões).

Esses resultados contribuíram para que o GRUPO chegasse ao final de 2014 com uma participação de mercado de 17,9%, liderando o segmento de produtos de riscos, que engloba os negócios de Seguros de Pessoas, Automóvel e Danos. No início da parceria, a participação de mercado do grupo era de 15,7%, ou seja, teve um incremento de 2,2%, de acordo com os últimos dados divulgados pela Susep (Superintendência de Seguros Privados). Considerando apenas os seguros de Danos, em 2014 o GRUPO conquistou a liderança de mercado, com 19,3% de participação e crescimento de 27,1%.

O segmento de Seguro de Pessoas consolidou a liderança com participação de mercado de 20,4%, um crescimento de 9,6% em relação a 2013 e superior ao alcançado pelo mercado (6%). O resultado é tido como muito representativo pelo GRUPO. Em 2014 o Grupo lançou a modalidade de seguro prestamista pessoa jurídica para a rede bancária, com foco nas pequenas e médias empresas.

Mesmo diante da retração na produção de veículos do país em 2014, o segmento de Auto registrou crescimento de 11,2% em 2014, acima da média de mercado (9,4%), com desempenho positivo no segmento de frotas. A área também lançou serviços e coberturas com foco no cliente, como a renovação por SMS, perícia on-line, sinistro via web e o “Motorista mais” (garante o reboque do veículo e transporte dos ocupantes em caso de sinistro).

Nos mercados de Agronegócios e Habitacional, a seguradora obteve um incremento de 39%, preservando também a primeira posição do mercado, mesmo considerando o impacto de eventos climáticos (seca e estiagem) sobre os seguros agrícolas em 2014.

Com o lançamento de três produtos em 2014 – Risco de Petróleo, Garantia Judicial Trabalhista e Risco de Satélite – e com desempenho considerado expressivo em clientes globais, a área de Grandes Riscos registrou crescimento de 34,1%, performance bastante superior à média do crescimento do mercado (10,1%).

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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