O braço segurador do Bradesco contribuiu com 28,7% do lucro total de R$ 15,3 bilhões do ganho de 2014 divulgado hoje pelo banco. O grupo segurador, que envolve vendas de seguros, planos de previdência aberta e títulos de capitalização, registrou lucro liquido de R$ 4,4 bilhões, 17,8% superior ganho do mesmo período do ano anterior, de R$ 3,7 bilhões, apresentando um retorno sobre o patrimônio líquido ajustado de 23,7%. Algo que salta aos olhos dos investidores estrangeiros, acostumados a uma media de 12% de retorno de grupo seguradores.
Segundo dados divulgados pelo banco, as vendas totalizaram R$ 56,1 bilhões em 2014. A produção registrou crescimento de 13,9%, desconsiderando o convênio DPVAT, em relação ao mesmo período do ano anterior, influenciado pelos produtos de seguros gerais (carro, casa, empresas, transportes entre outros), saúde, capitalização, bem como vida e previdência, que apresentaram crescimento de 28%, 22,5%, 15,2% e 7%, respectivamente. As provisões técnicas alcançaram R$ 153,7 bilhões, evolução de 12,5% em relação ao saldo de dezembro de 2013.
A projeção de crescimento das vendas do braço segurador do banco Bradesco está no intervalo entre 12 a 15% para 2015. Enquanto o segmento de seguros situa-se em dois dígitos, a carteira de crédito ficou com estimativa de apenas um dígito: intervalo de 5 a 9%.
Segue release
O Grupo Bradesco Seguros, líder do mercado segurador brasileiro com atuação multilinha e presença em todas as regiões do país, fechou o ano de 2014 com faturamento de R$ 56,2 bilhões e crescimento de 13,9% sobre igual período do ano anterior, nos segmentos de seguros, capitalização e previdência complementar aberta. O lucro líquido registrou evolução de 17,8% na mesma base de comparação, totalizando R$ 4,4 bilhões, com Retorno sobre o Patrimônio Líquido Ajustado de 23,7%.
Na comparação com 2013, os segmentos de Auto, Saúde, Ramos Elementares e Capitalização apresentaram evolução de dois dígitos – 34%, 22,5%, 16,2% e 15,2%, respectivamente.
“O Grupo Bradesco Seguros está fortemente comprometido com a evolução da cultura do seguro no Brasil, em uma atuação integrada, orientada para as novas relações de consumo e que visa a atender um número cada vez maior de brasileiros com produtos diferenciados”, afirma o presidente do Grupo Bradesco Seguros, Marco Antonio Rossi.
Em 2014, os ativos financeiros do Grupo Segurador cresceram 13,7%, totalizando R$ 166 bilhões, equivalentes a cerca de 30% do total administrado pelo mercado segurador brasileiro. O volume de provisões técnicas também apresentou considerável aumento, alcançando R$ 153,3 bilhões, contra R$ 136,2 bilhões no mesmo período de 2013. Já o total pago em indenizações e benefícios atingiu R$ 38,5 bilhões, evolução de 14,1% sobre o período anterior.
Vale destacar a melhora do Índice de Eficiência Administrativa, tanto em relação ao trimestre anterior, quanto na comparação com igual período de 2013. O patamar de 4%, um dos menores dos últimos trimestres, reflete, sobretudo, o benefício gerado com a racionalização de gastos.
No último trimestre, o segmento de previdência complementar evoluiu 114%, em comparação com o trimestre anterior, e 28% ante igual período de 2013. No segmento Saúde, o volume de vendas foi recorde nos últimos cinco anos. Todos os produtos apresentaram crescimento, com destaque para a Carteira de Pequenas e Médias Empresas, que expandiu mais de 37% em faturamento, atingindo 926 mil vidas. Em 2014, a Bradesco Seguros obteve o mais elevado Índice de Desempenho da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) entre as principais seguradoras, na modalidade “Seguradora Especializada em Saúde”.
A marca Bradesco Seguros, patrocinadora oficial dos Jogos Rio 2016, ao lado do Banco Bradesco, e seguradora oficial do evento, foi apontada pelo Instituto Datafolha, pelo 13º ano consecutivo, como Top of Mind na categoria “Seguros”. O reconhecimento é concedido anualmente às marcas mais lembradas pelo consumidor, com base em levantamento realizado em 171 municípios brasileiros. O Instituto ouviu 5.694 pessoas, entre 28 e 30 de julho de 2014.