Mongeral Aegon cria estratégia digital e mobile para crescer e se consolidar como seguradora multicanal

CNSEG mongeralEquipe Mongeral Aegon é a grande vendedora da edição 2014 do Prêmio de Inovação em Seguros.

Release

Há um ano, a Mongeral Aegon Seguros e Previdência se colocou o desafio de criar a primeira loja do mercado segurador na internet, em que o cliente pode contratar seguros de vida e planos de previdência com transação 100% online. Após um ano e com as expectativas de vendas superadas em 50% e, ainda, lojas personalizadas lançadas para 200 corretores parceiros, a empresa dá o próximo passo: inaugura em dezembro o recurso responsive em seu portal, permitindo a adaptação automática da página para mobile. Além da internet, o usuário terá também a opção de contratar, com toda facilidade, os produtos do seu celular, smatphone ou tablet.

“Além de termos passado a estar acessíveis para as pessoas que buscam por seguros de vida e previdência na internet, e que até então não podiam contar com a oferta dessas soluções neste canal, são 70 milhões de smartphones no Brasil, usados por pessoas cada vez mais habituadas a resolver suas vidas por meio desses aparelhos. Por isso, estamos nos antecipando a esta tendência “, diz Rafael Rosas, superintendente de marketing direto da Mongeral Aegon.

O crescimento do portal de e-commerce no primeiro ano veio da estratégia integrada de marketing e ferramentas digitais que permitiu traçar a jornada do usuário, mapear a origem da venda e entender o comportamento do cliente. A Mongeral Aegon investiu em um sistema que avisa automaticamente quando o usuário desiste no meio da compra. “Nesta etapa entra em ação a parceria que temos com os corretores de seguros, pois essa desistência vira um lead, que é encaminhado para um de nossos corretores. Seguro de vida não é um produto simples, e sua contratação está ligada à proteção financeira, que nem todos conseguem compreender de imediato.

O corretor, neste momento, é um diferencial, pois pode prestar consultoria e tirar dúvidas”, explica Rafael. Atualmente, a cada 100 vendas, 26 são geradas no telemarketing, no resgate daqueles que abandonaram a compra online. Essa e outras iniciativas contribuíram para que a expectativa de venda fosse superada em 50% no primeiro ano.

Para romper as barreiras de vender um produto ao qual o brasileiro está começando a se habituar e tende a ser mais complexo que uma roupa ou eletrônico, a empresa criou o portal de conteúdo Eu Planejo 360º, que permite ao usuário ler artigos sobre temas ligados a seguros e previdência, com uma linguagem simples e educativa. “O portal funciona como uma porta de entrada para a loja e uma plataforma de informações para o usuário, gerando o empoderamento do cliente no processo decisório”, explica Rafael Rosas.

Além do Eu Planejo 360º, o cliente pode ser levado para a loja é via Fanpage da Mongeral Aegon, Site Institucional, E-mail mkt,campanhas de mídia online e busca orgânica, que geram conversões como oportunidades de cross sell e up sell, leads para telemarketing e compras online. Essas iniciativas levaram a loja a um patamar de 1 milhão de visualizações em pesquisas relacionadas à previdência, 100 mil visualizações do portal institucional e 10 mil visualizações de artigos do portal Euplanejo360.

Atualmente, 40% das vendas são feitas via estratégias de otimização do site e 60% de display no Google e links patrocinados, além de parceria com sites estratégicos, como E-family net, voltado para gestantes, e o Viver na Boa, especializado em terceira idade, noFacebook, que tem média de 400 curtidas por post.​

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS