Brasilprev comemora conquistas em 2014, inclusive a marca de R$ 100 bi em ativos sob gestão

Terra-Nova_BrasilprevA Brasilprev comemora muitas conquistas em 2014 e nutre grande otimismo com 2015. Segundo Miguel Cícero Terra Lima, o desafio está na conscientização do brasileiro quanto ao planejamento financeiro. Segundo pesquisa do grupo, cerca de 55% não tem planejamento domestico, 66% não se preocupam com imprevistos, 68% não pensam em guardar dinheiro. Isso mostra o grande potencial do segmento de previdência, que mesmo enfrentando uma crise no início do ano, deverá encerrar 2014 com crescimento de dois dígitos.

“O setor tem feito o dever de casa na criação de produtos, na divulgação e no apoio a educação financeira da sociedade. Isso faz com que dia a dia aumente o número de pessoas que compra planos de previdência privada”, comemora o presidente da empresa de previdência privada aberta do Banco do Brasil em parceria com a americana Principal.

Dos que já estão no caminho de poupar no longo prazo dentro da Brasilprev, 81% efetuam contribuições mensais, o que demonstra a relevância do tema dentro deste universo pesquisado. O valor médio é de R$ 335 mensais entre homens e de R$ 275 entre as mulheres. Cerca de 37% do total dos planos são direcionados a menores. A maioria dos clientes é rotulada de conservador, mas na verdade aproveitam por estar aplicando no mercado brasileiro, que oferece a maior taxa de juros do mundo aos investidores, com a Selic a 11,5%. Em função disso, 93% da carteira de investimento da Brasilprev está alocada em renda fixa e 7% em fundos compostos. Desse pequeno percentual em renda variável, 55% provêm dos fundos Ciclo de Vida, que automaticamente ajustam o mix de investimento à fase de vida do cliente. A região Sudeste concentra 50% das vendas da Brasilprev e o Sul 18%. Nordeste participa com 18%, Centro-Oeste com 9% e Norte com 5%.

“2014 foi um período de recuperação do mercado de previdência, que voltou a crescer em dois dígitos. A BrasilPrev registrou crescimento de 50% em captação líquida, indicador no qual somos líderes desde 2008”, afirmou em encontro com jornalistas nesta quinta-feira. O bom desempenho de deter 57% de market share em captação liquida é creditado ao investimento no treinamento de profissionais qualificados que atendem os clientes do Banco do Brasil, principal balcão de vendas da BrasilPrev, que superou R$ 100 bilhões em ativos sob gestão em novembro de 2014.

Entre os desafios do mercado, Terra Lima cita o incentivo a disciplina financeira, evidenciar as características do produto e aculturar investidores com relação a renda variável com opção para investimentos de longo prazo de acumulação.

Para 2015, o executivo está ansioso. Com lançamentos de produtos, diz. Está no forno um novo produto para o segmento empresarial, com foco nas médias empresas. Entre os diferenciais ele cita a vantagem progressiva individual e coletiva e também serviços exclusivos.

O executivo se mostrou otimista em se manter no comando da BrasilPrev, mesmo ainda sem a presidente Dilma Rousseff ter definido o novo comando do Banco do Brasil, principal acionista da empresa. “Tanto Paulo Rogério Caffarelli como Alexandre Abreu, nomes que circulam na imprensa, são excelentes nomes caso ocorra realmente a substituição de Aldemir Bendine.”

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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