Seguro garantia estendida: CNseg lança campanha para esclarecimento do consumidor

seg_garantia_estendida_gdRelease

Impulsionar boas práticas no varejo e esclarecer o consumidor. Esses são alguns dos objetivos da campanha do seguro garantia estendida, que acaba de ser lançada em Belo Horizonte (MG) pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Voltada para as classes C, D e E, a iniciativa visa, principalmente, ampliar as informações em relação ao funcionamento do seguro tendo como base o conhecimento de todos os tipos de garantia do produto – legal, contratual e o seguro garantia estendida.

A campanha terá ações em rádio, televisão, busdoor, mídia impressa, além da criação de um hotsite específico com as informações sobre o produto. O canal, que terá função interativa para sanar as dúvidas dos consumidores, também disponibilizará informações sobre as perguntas e respostas mais frequentes, a nova legislação sobre o produto, questões contratuais e a lista das seguradoras que comercializam o seguro.

Segundo o presidente da CNseg, Marco Antonio Rossi, o lançamento da campanha é mais um forte indicador de que o mercado está empenhado em incentivar boas práticas no momento da contratação do seguro garantia estendida. “O interesse das seguradoras e dos varejistas é que a contratação desse seguro seja feita de forma consciente. A campanha auxiliará o consumidor a certificar-se de que todos os seus direitos em relação ao produto estão sendo cumpridos, além de incentivar maior conhecimento em relação ao produto, normas e funcionamento”, explica, ressaltando que a campanha surgiu a partir da resolução nº 297 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), que entrou em vigor em junho deste ano. A nova regra estipula que as redes varejistas passam a ser enquadradas como representantes de seguros (pessoa jurídica que assume a obrigação de promover a venda de seguros) e que o seguro garantia estendida só poderá ser contratado por meio da apólice individual ou do bilhete de seguro – ficando vedada a contratação por meio de apólice coletiva. Além disso, proíbe condicionar a venda ou o desconto de bens à contratação de planos de seguros e permite a desistência da contratação em até sete dias corridos.

Hoje, são 98 milhões de certificados ativos do seguro garantia estendida no Brasil e 13 mil pontos de venda. Os números mostram que a contratação do produto vem crescendo para celulares, móveis, produtos de linha branca, linha marrom, informática, eletroportáteis, micro-ondas, entre outros. A expectativa para 2014 é que a quantidade de certificados vendidos (unidades) some 46 milhões, dois milhões a mais do que no ano passado (44 milhões).

O volume em prêmios do seguro garantia estendida no Brasil somou R$ 1,3 bilhão entre janeiro e maio deste ano, 13% a mais do que o R$ 1,2 bilhão registrado em 2013. Atualmente, a porcentagem de penetração do seguro está mais concentrada na região Sudeste (57%), seguida pela região Norte (22%), Sul (10%), Nordeste (6%) e Centro Oeste (5%). As estimativas da CNseg mostram também que o número de consumidores que compram seguro garantia estendida poderá alcançar 32,8 milhões este ano. Em 2013, o número foi de 31,4 milhões consumidores.

Sobre a campanha|

Lançada inicialmente em Belo Horizonte, a campanha tem como intuito chamar a atenção da sociedade em relação ao funcionamento do Seguro Garantia Estendida. É importante elucidar o que é o produto, qual a sua finalidade, sua importância e como ele deve ser usado. Trata-se de uma campanha de esclarecimento, e não de venda, que endossa a necessidade da informação como instrumento fundamental para o consumo consciente. Além disso, a iniciativa da CNseg e da FenSeg é parte de um conjunto de ações contínuas que vêm sendo desenvolvidas em parceria com as seguradoras. Entre elas, treinamentos com os vendedores das redes varejistas e produção de cartilhas e guias de boas práticas.

Sobre o seguro garantia estendida|

É o seguro utilizado para ampliar o prazo da garantia legal e contratual de produtos como eletrodomésticos, eletroportáteis, eletrônicos e celulares.

Sobre a CNseg |

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) elevou em 2008 ao status de Confederação a Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização. A CNseg conta em sua formação com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), a Federação Nacional de Previdência Privada (FenaPrevi), a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), e a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap). A entidade representa o mercado perante o Governo Federal, a sociedade em geral e as entidades nacionais e internacionais.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS