“Meu sonho é faturar € 3 bilhões no Brasil”, diz Enrico Cucchiani, da Allianz Global

De cada dez pessoas que conversam com Max Thiermann, presidente da Allianz Seguros no Brasil, dez perguntam se o grupo alemão vai comprar alguma seguradora local. “Para responder a essa pergunta, passo a palavra ao meu chefe”, brincou Thiermann, passando o microfone a Enrico Cucchiani, membro do Comitê Executivo da Allianz Global e responsável pelos países do Sul da Europa e América do Sul, ontem, durante coquetel oferecido para corretores e clientes na Casa Cor, em São Paulo, evento que tem a Allianz como seguradora oficial.

Cucchiani, que veio ver de perto o desempenho da unidade local e também da subsidiária argentina, comentou a atual crise financeira, dividindo o mundo em dois blocos. “Temos Estados Unidos e alguns países europeus que enfrentam desafios, como Portugal e Grécia. No outro bloco temos países que aproveitam oportunidades, como China, índia e Brasil. O Brasil, um exemplo de país. Há poucos anos, grandes problemas. Hoje, uma economia forte, elevados investimentos em infraestrutura e profissionais fantásticos”, disse.

Conversa vai, conversa vem, e todos esperando uma resposta para a pergunta que não quer calar. “A unidade brasileira vem tendo um excelente desempenho. Ultrapassou € 1 bilhão em faturamento no ano passado. Um crescimento significativo”, disse. Segundo Thiermann, a Allianz tem um plano ambicioso de crescimento em 2011, que já se confirma pelos resultados dos primeiros cinco meses do ano.

Mas para os acionistas, o resultado pode ser sempre melhor. “Estamos no começo de uma grande jornada no Brasil. Meu sonho agora é de que a unidade local chegue a € 3 bilhões e tenho certeza de que conseguiremos realizar esse desejo, pois temos pessoas fantásticas no grupo e vocês como parceiros”, disse ele, sempre esbanjando simpatia, encerrando o seu discurso e agradecendo a presença de todos.

Hoje, Cucchiani tem uma agenda cheia e um dos principais compromissos será conversar com um grupo de funcionários da subsidiária brasileira. Ao ser questionado por Max Thiermann se ele iria parabenizar a equipe pelo bom resultado ou cobrar ainda mais empenho, Cuchiani respondeu que faria as duas coisas. “Afinal, com os olhos do mundo no Brasil, a concorrência exige atenção redobrada de todos.”

Atenção inclusive dos empregadores para reter e atrair talentos num momento de completo apagão de profissionais especializados. A Allianz é um dos alvos preferidos dos concorrentes por treinar vários empregados em outras unidades do grupo e por grande parte deles falarem inglês fluentemente. Para contornar o problema, chegou até mesmo a trazer funcionários que estavam em outros países, uma vez que faltam profissionais no mercado brasileiro em razão do intenso ritmo de crescimento. A Allianz busca atualmente um diretor comercial. “Estamos tentando preencher essa vaga. Quem souber de alguém, por favor, me fale”, comentou Max com todos. Ou seja, treinar mão de obra qualificada é um grande desafio da indústria de seguros, que apresentou crescimento de 15% no primeiro quadrimestre do ano.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS