De cada dez pessoas que conversam com Max Thiermann, presidente da Allianz Seguros no Brasil, dez perguntam se o grupo alemão vai comprar alguma seguradora local. “Para responder a essa pergunta, passo a palavra ao meu chefe”, brincou Thiermann, passando o microfone a Enrico Cucchiani, membro do Comitê Executivo da Allianz Global e responsável pelos países do Sul da Europa e América do Sul, ontem, durante coquetel oferecido para corretores e clientes na Casa Cor, em São Paulo, evento que tem a Allianz como seguradora oficial.
Cucchiani, que veio ver de perto o desempenho da unidade local e também da subsidiária argentina, comentou a atual crise financeira, dividindo o mundo em dois blocos. “Temos Estados Unidos e alguns países europeus que enfrentam desafios, como Portugal e Grécia. No outro bloco temos países que aproveitam oportunidades, como China, índia e Brasil. O Brasil, um exemplo de país. Há poucos anos, grandes problemas. Hoje, uma economia forte, elevados investimentos em infraestrutura e profissionais fantásticos”, disse.
Conversa vai, conversa vem, e todos esperando uma resposta para a pergunta que não quer calar. “A unidade brasileira vem tendo um excelente desempenho. Ultrapassou € 1 bilhão em faturamento no ano passado. Um crescimento significativo”, disse. Segundo Thiermann, a Allianz tem um plano ambicioso de crescimento em 2011, que já se confirma pelos resultados dos primeiros cinco meses do ano.
Mas para os acionistas, o resultado pode ser sempre melhor. “Estamos no começo de uma grande jornada no Brasil. Meu sonho agora é de que a unidade local chegue a € 3 bilhões e tenho certeza de que conseguiremos realizar esse desejo, pois temos pessoas fantásticas no grupo e vocês como parceiros”, disse ele, sempre esbanjando simpatia, encerrando o seu discurso e agradecendo a presença de todos.
Hoje, Cucchiani tem uma agenda cheia e um dos principais compromissos será conversar com um grupo de funcionários da subsidiária brasileira. Ao ser questionado por Max Thiermann se ele iria parabenizar a equipe pelo bom resultado ou cobrar ainda mais empenho, Cuchiani respondeu que faria as duas coisas. “Afinal, com os olhos do mundo no Brasil, a concorrência exige atenção redobrada de todos.”
Atenção inclusive dos empregadores para reter e atrair talentos num momento de completo apagão de profissionais especializados. A Allianz é um dos alvos preferidos dos concorrentes por treinar vários empregados em outras unidades do grupo e por grande parte deles falarem inglês fluentemente. Para contornar o problema, chegou até mesmo a trazer funcionários que estavam em outros países, uma vez que faltam profissionais no mercado brasileiro em razão do intenso ritmo de crescimento. A Allianz busca atualmente um diretor comercial. “Estamos tentando preencher essa vaga. Quem souber de alguém, por favor, me fale”, comentou Max com todos. Ou seja, treinar mão de obra qualificada é um grande desafio da indústria de seguros, que apresentou crescimento de 15% no primeiro quadrimestre do ano.
Bela matéria Denise, parabéns.