Começa hoje a 5ª Conseguro (Conferência Brasileira de Seguros, Previdência Privada, Saúde e Capitalização), principal evento realizado pela CNSeg. Neste ano, a conferência acontece em Brasília, como uma forma de chamar a atenção do governo para o setor, que movimentou cerca de R$ 200 bilhões em 2010. Entre os principais pleitos do setor está a regulamentação do microsseguro, onde a isenção de impostos é fundamental para tornar os produtos acessíveis para a camada de menor poder aquisitivo do Brasil.
As 11 horas haverá uma coletiva de imprensa e durante todo o dia estão previstas palestras, onde o tema central é o Consumidor do Futuro. A abertura solene acontece as 9 horas, na qual não foi confirmada a participação de Michel Temer, vice-presidente da República, em razão da demissão de Antonio Palocci, ministro chefe da Casa Civil.
Uma das principais palestras do dia é a do professor da Escola de Ciências Estatísticas, José Eustáquio Diniz Alves, que aborda “O perfil demográfico da futura sociedade brasileira”. Também o economista Eduardo Giannetti da Fonseca fará um dos paineis mais concorridos entre os 500 participantes, com a palestra “O consumidor do Futuro – desafios e oportunidades para a sociedade Brasileira”. A última palestra da manhã desta quarta-feira abordará o “Meio ambiente e Seguros de catástrofes” e será proferida pelo diretor da Swiss Re, Rolf Steiner.
Durante o almoço, os participantes poderão acompanhar uma palestra do senador Francisco Dornelles.
No período da tarde, a programação contempla exposição do consultor Hennie Bester, do Centre for Financial Regulation and Inclusion (CENFRI) em “Microsseguros e seguros populares – Como ampliar as fronteiras da proteção securitária no Brasil”. Participarão do debate Pedro Bulcão, presidente da Sinaf e um dos organizadores do evento, e membros do governo, como Delcídio Amaral, secretário adjunto do Ministério da Fazenda, e Murilo Chaim, coordenador geral de Seguros e Previdência. A última palestra do dia será ministrada pelo economista e professor da Univesidade de Chicago, Steven Levitt, em “Freakonomics: o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta”.