Gestão de Marcos Lisboa visa elevar participação de seguros no ganho do Itaú Unibanco

Ampliar a participação de seguros no resultado do banco com base na qualidade de atendimento ao cliente. Esse é o principal desafio de Marcos Lisboa, que assumiu em maio como CEO de seguros no Itaú Unibanco. Depois de sanear o IRB Brasil Re para a abertura do mercado, em 2005 e 2006, Lisboa seguiu para o Unibanco e com a fusão com o Itaú passou a compor a tropa de elite formada por Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles, presidente executivo e presidente do conselho de administração do maior banco privado do país, para conduzir o processo de integração da fusão dos dois bancos.

Responsável por diversos processos que envolviam transparência e mitigação de ruídos na comunicação com o consumidor, agora o ex-vice-presidente de riscos operacionais e eficiência do Itaú volta a participar ativamente do dia a dia da indústria de seguros, inclusive de resseguros, uma vez que o Itaú detém uma parcela significativa do IRB. A expectativa de executivos do setor é de que Lisboa venha a ser uma peça chave na conciliação de interesses dos diversos grupos econômicos e assim possa colaborar para o crescimento sustentado da indústria, com menos segurês e mais transparência para tornar o produto mais acessível à população.

Para ele, a consolidação do setor nos últimos dois anos, com os bancos vitalizando a área de seguros, ajudou a criar um mercado mais forte. “As seguradoras ficaram mais robustas, capazes de fazer frente aos desafios que o setor terá nos próximos anos”, diz. Segundo dados da consultoria Siscorp, a Itaú é a segunda maior em lucro líquido do setor, com R$ 411 milhões no primeiro trimestre deste ano, e também em vendas, com R$ 4 bilhões no mesmo período. Veja a seguir os principais trechos da entrevista concedida à jornalista Denise Bueno.

Seguros passou a ser uma operação mais importante para o Itaú nos últimos anos, não?

Após a fusão entre Itaú e Unibanco, a operação de seguros ganhou ainda mais força, sendo estruturada para atender os diversos segmentos de mercado, com foco na satisfação dos clientes e gestão de riscos. O Unibanco comprou a participação de 50,1% que o American International Group (AIG) detinha em sua seguradora por U$ 805 milhões, encerrando 11 anos de uma das mais bem sucedidas histórias de parceria no mercado de seguros. Depois compramos a participação da XL Insurance na ItauXL Soluções Corporativas e nos associamos com a Porto Seguros.

Quais os desafios do país e do setor nos próximos anos?

O país tem uma série de desafios para os próximos anos, a maioria ligada ao setor de infraestrutura de modo a viabilizar o importante crescimento que temos tido. As seguradoras poderão colaborar com contratos de garantia, engenharia, responsabilidade civil, riscos operacionais. Mas para isso será necessário ao setor se reforçar em capacidade financeira e técnica.

E qual o seu desafio à frente de uma das maiores seguradoras do Brasil e da América Latina?

No Itaú Unibanco, nosso desafio para esse e os próximos anos é ampliar a participação de seguros, previdência e capitalização no resultado do banco. No primeiro trimestre deste ano já observamos aumento de 26% no lucro da operação de seguros em relação ao mesmo período do ano passado, com destaque para vida em grupo e soluções corporativas para grandes empresas e projetos de infraestrutura e expansão, bem como no mercado de pequenas e médias empresas com produtos patrimoniais e vida em grupo. No seguro individual, os principais destaques foram apólices de vida e prestamista (seguro que garante o pagamento da dívida em caso de morte ou invalidez do titular).

Quais as principais estratégias e investimentos da seguradora para enfrentar a concorrência?

No centro de nosso desafio está o bom atendimento ao cliente, transparência, simplificação de contratos, enfim, uma série de ações para estreitar o relacionamento com os segurados e estar próximos de suas necessidades. Queremos ajudá-lo a proteger suas finanças e patrimônios contra riscos adversos. Nosso planejamento inclui ampliar participação em grandes riscos e soluções corporativas – área em que temos muita experiência -, expandir as parcerias da Garantec com varejistas de modo a oferecer aos seus clientes proteção contra defeitos de centenas de itens, desde pequenos e portáteis até grandes eletrodomésticos, além de, no segmento de pessoa física, proporcionar produtos cada vez mais em linha com as expectativas e necessidades dos clientes.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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