Sobre o Sonho Seguro

O blog Sonho Seguro entra numa nova fase para acompanhar a revolução digital que toma conta do mercado segurador no Brasil e no mundo. O novo projeto surge para comemorar os 10 anos de vida do portal, criado a partir do sucesso da cobertura diária do setor pelo jornal Gazeta Mercantil, que foi por 20 anos uma referência pela eficiente cobertura dos temas que envolvem esse importante segmento da economia, que ainda carece da atenção das mídias, dos governos, das empresas e das famílias.

O objetivo do blog é o mesmo. Promover conteúdo diferenciado sobre essa indústria que movimenta 4,4 trilhões de dólares em todo o mundo. O Brasil, um gigante ainda adormecido, tem muitas oportunidades para as empresas de seguros conquistarem uma representatividade adequada ao tamanho da economia.

A expectativa é de que o mercado de seguros brasileiro alcance ao final de 2016 a arrecadação de R$ 395 bilhões, significando crescimento real de 1,5% sobre 2015. Sobre o PIB, a arrecadação deverá representar 6,4%, contra 6,1% em 2015. Com as parcerias com startups que surgem como parceiras para que as seguradoras possam construir o futuro, a aposta é de que logo esse setor atingirá o tão sonhado desejo de representar 10% do PIB, como Estados Unidos, Japão e potenciais europeias.

CONQUISTAS – Embora a participação do mercado segurador no PIB brasileiro tenha aumentado de 1% para 6% nos últimos 15 anos, o país ainda é apenas o 44º colocado no ranking mundial de consumo per capita do produto. Cerca de 38 milhões de automóveis circulam sem seguro pelas cidades brasileiras, quase 60 milhões de residências não possuem nenhum tipo de apólice patrimonial e cerca de 3 milhões de empresas ainda não dispõem de nenhum tipo de proteção. Em benefícios, podemos citar que mais de 150 milhões de pessoas sem plano de saúde, 120 milhões sem seguro de Vida e Acidentes Pessoais e 180 milhões sem Plano Dental.

O mundo corporativo é um grande alvo de notícias do Blog Sonho Seguro, tendo como foco despertar ainda mais a percepção de risco das empresas e gestores de risco e assim contribuir para tomadas de decisões estratégicas mais seguras. Desde um seguro que pode ajudar a trazer ganho financeiro para uma varejista ao ofertar apólices aos seus clientes, como os seguros que visam mitigar as perdas nos projetos de infraestrutura, bem como reduzir o custo de financiamento de projetos.

Vale lembrar também dos seguros financeiros, ainda mais depois de tantas perdas ocorridas nos últimos dois anos. O objetivo é alertar as empresas dos riscos do dia a dia e mostrar a variedade de produtos e serviços que corretores, seguradoras, resseguradoras e agora as startups ofertam. O Brasil tem seguros importantes que sequer engatinham ainda, como o risco cibernético, o ambiental, os seguros paramétricos.

PRODUTOS DO BLOG – Para atingir o objetivo de levar aos internautas informações diferenciadas, o blog Sonho Seguro tem como linha mestra a realização de entrevistas com executivos relevantes do setor, trazer a movimentação de bastidores do setor que sinalize tendências de comportamentos financeiros e econômico, pesquisas, estudo e cobertura de eventos que sirvam para manter os profissionais permanentemente sintonizados com os temas mais importantes e atuais da área. Nesta nova fase, os vídeos, preferido da nova geração para receber informações, serão priorizados.

Captura de Tela 2016-10-11 às 16.08.40O blog Sonho Seguro passa a comercializar banners em diversas formas de acordos publicitários, desde que não interfiram na linha editorial independente, que tem o leitor como o principal beneficiado. Mantendo a tendência das mídias, o blog terá espaço para “Conteúdo Patrocinado”, viabilizando financeiramente o veículo a investir na participação de eventos e na produção de conteúdo qualificado sobre temas relevantes debatidos diariamente nos bastidores, nas empresas, em congressos, seminários e coletivas.

Todos os conteúdos produzidos pelos jornalistas do blog são compartilhados nas mídias sociais como Facebook, Linkedin, Twiiter, como também enviado para assinantes que se cadastram para receber a Newsletter, enviada diariamente por volta das 15 horas. A Newsletter passa a contar com espaço para patrocinadores. Aliás, anunciantes serão muito bem vindos para viabilizar financeiramente o blog e assim os diversos públicos, como investidores, clientes, profissionais internos e externos, fornecedores e governos possam contar com a cobertura de notícias exclusivas e assim ampliar cada dia mais o conhecimento que têm desta indústria.

O blog também está aberto para parcerias que visem a divulgação desta indústria que pagou mais de 62 bilhões aos clientes no primeiro semestre deste ano. Contar a história de pessoas que puderam retomar a vida depois de acidentes é um dos projetos já em curso. Quanto mais patrocinadores, mais esse projeto levará a sociedade a importância do mercado segurador.

A frase que mais escuto dos entrevistados é: a história do mercado mostra que existem condições de superação, mas é preciso agir para sobreviver. Então vamos gerar conteúdo e mostrar para a sociedade como as empresas do setor podem contribuir para o crescimento sustentável do Brasil.

Desejo que as parcerias tragam sucesso a todos nós, apaixonados por esta indústria de seguros que tem como missão ajudar indivíduos, famílias, empresas e governos a reconstruírem o que foi devastado por uma fatalidade.

Sobre a autora

london-090Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

Formada pela FIAM, participou da turma 10 de jornalstas do curso de MBA Informações sobre Mercado Financeiro e de Capitais, da FIA, em 2012. É co-autora do livro “A História de Seguros no Brasil”, lançado pela editora Suma Econômica, em 2008. Após um ano em Londres, escreveu o estudo “A História dos Seguros no Brasil e no mundo”, sendo um dos panoramas setoriais mais vendidos pela Gazeta Mercantil em suas duas edições, 1996 e 1998. Foi uma das autoras do livro sobre Mathias Molina, O Oficio da Informação, lançado em agosto de 2012.

Ganhou três premiações do setor (2006, 2007 e 2008), como melhor jornalista de seguros e previdência e também levou os troféus da segunda e da terceira edições do Prêmio Internacional Allianz de Jornalismo em matéria de seguros – categoria jornal econômico, com especiais para o Valor Econômico, e a quarta edição em co-autoria com matéria publicada na revista Época Negócios – 360 graus. Já participou de inúmeros seminários e congressos no Brasil e no exterior. Em alguns deles atuou como palestrante e mediadora. Também passou pela revista Exame e jornal DCI.

Ver Comentários (1)

1 Comentário

  1. Cecilia

    agosto 18, 2017 at 7:11 pm

    Olá, pessoal do blog. Tudo bem?
    Qual seria o e-mail da redação para sugestões de pauta?!
    Abraços

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *