Título de capitalização arrecada R$ 10,4 bi no primeiro semestre

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No primeiro semestre de 2015, o setor de capitalização atingiu uma receita de R$ 10,410 milhões. Nos seis primeiros meses do ano foram distribuídos R$ 485 milhões em prêmios a clientes que tiveram títulos sorteados em todo o país, o que equivale dizer que as empresas do setor pagaram, por dia útil, R$ 3,9 milhões a clientes contemplados, informa Marco Antonio Barros, presidente da Federação Nacional de Capitalização, ao comentar os resultados do período.

Os valores devolvidos a portadores de títulos de capitalização sob a forma de resgates finais e antecipados alcançaram R$ 8,235 milhões, registrando um aumento de 13,1% no comparativo com 2014. Já as reservas técnicas, montante relativo aos depósitos efetuados por clientes de títulos de capitalização e que são devolvidos sob forma de resgates ao fim dos planos, avançaram 8,1%, alcançando o montante de R$ 30,657 milhões. “Os clientes estão mais cautelosos e conscientes da necessidade de economizar para dispor de alguma reserva em caso de emergências financeiras. Isso favorece a capitalização como um instrumento que contribui para o desenvolvimento da disciplina de guardar dinheiro, contando com o incentivo dos sorteios”, assinala Marco Barros. Atualmente, existem 17 milhões de clientes de títulos de capitalização no país.

Além de ser uma opção para quem deseja guardar dinheiro e concorrer a prêmios, os títulos de capitalização vêm se transformando cada vez mais em soluções de negócios para pessoas e empresas. É o caso do título de garantia locatícia, que substitui o fiador nas transações de aluguéis comerciais e residenciais, livrando o cliente do constrangimento de encontrar alguém disposto a assumir a obrigação. Outra modalidade em destaque é a que se enquadra como solução de filantropia, a do título de capitalização Popular, que permite aos clientes participar de sorteios e ceder o direito de resgate para alguma entidade que desenvolva atividades de caráter social.

Os produtos de Incentivo, por sua vez, funcionam como solução promocional ou para fidelizar clientes. Esta modalidade possibilita a empresas de qualquer segmento de atuação adquirir uma série de títulos de capitalização inteira, fechada, e ceder aos seus clientes, sem qualquer ônus, o direito a partircipar dos sorteios previstos naquela série, por meio de números da sorte. “O produto de capitalização, que na sua essência é um instrumento de acumulação de recursos com sorteios, amplia o seu alcance, atendendo necessidades de consumidores que buscam soluções para seus negócios e para sua vida”, diz o presidente da FenaCap.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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