MetLife e Sesame lançam programa de educação financeira

Release

A MetLife Foundation e a Sesame Workshop, organização educacional sem fins lucrativos por trás da Vila Sésamo, lançam no Brasil uma iniciativa multimídia internacional chamada “Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias”. O programa, com foco nas crianças de 3 a 6 anos e suas famílias (principalmente os gestores do lar, em geral mulheres), tem a intenção de promover mudanças positivas no comportamento financeiro da população brasileira nos próximos quatro anos. No Brasil, a iniciativa contribui para o fortalecimento da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), instituída pelo Banco Central para promover o conhecimento em finanças pessoais e previdenciária no país.

No Brasil, a iniciativa começa nas cidades de São Paulo, Recife, e Belo Horizonte. Em 2016, na segunda fase, se estenderá para Campo Grande, Curitiba e Belém. Em 2017 na terceira fase, para Manaus, Maceió e Rio de Janeiro. Até 2018, o programa planeja capacitar 15 mil famílias, além de impactar cerca de 12 milhões de pessoas. Além do Brasil, o “Sonhar, Planejar, Alcançar” será implementado em dez outros países nos próximos anos. Os esforços são feitos especialmente para atender às necessidades globais, mas com atenção para situações particulares das famílias nos países beneficiados. Um conjunto de recursos educacionais impressos e digitais serão criados e adaptados em todos os países envolvidos – como Índia, México, China, além dos outros seis.

Dificuldades e desafios financeiros estão presentes em boa parte das famílias em todo o mundo. Estima-se que 2,5 bilhões de pessoas estejam em situação de vulnerabilidade devido à baixa renda e à falta de condições que limitam o acesso a serviços e produtos financeiros e a seguros que ajudam as famílias a gerenciar as despesas diárias e as situações emergenciais, com espaço para poupar para o futuro.

O programa “Sonhar, Planejar, Alcançar” oferece um conteúdo engajador, apresentando os Muppets da Vila Sésamo, com linguagem lúdica para o diálogo e a construção de estratégias eficazes para controle de despesas, poupança, compartilhamento e doações. “É importante que as crianças desenvolvam bases sólidas que as estimulem a tomar decisões financeiras inteligentes. É por isso que colaboramos com o Sesame Workshop, que possui uma comprovada trajetória de sucesso na educação de comunidades necessitadas ao redor do mundo. A parceria ajudará a fortalecer financeiramente as famílias atendidas”, diz Dennis White, Presidente e CEO da MetLife Foundation.

As pesquisas de demanda social e os conselhos oferecidos pelos especialistas globais e locais têm fomentado a criação de mensagens para ampliar o alcance, a compreensão e o impacto educacional e social da iniciativa. Durante os últimos anos, MetLife Foundation e Sesame Workshop trabalharam juntas para construir uma coalizão global e local de consultores e especialistas, que determinaram os seguintes elementos centrais do programa:

· “Nós Podemos Fazer!” Ter uma atitude positiva, incluindo confiança e pró-atividade.

· “Como podemos fazer?” Possuir conhecimento sobre comportamentos relacionados ao autocontrole e funções executivas (, consciência crítica, sentimentos e atitudes) que possam ajudar a estabelecer, planejar e atingir metas.

· “Informações são necessárias” Conhecer informações necessárias para alcançar o fortalecimento financeiro e atingir as metas estabelecidas.
As famílias terão contato com amplos conteúdos multimídia, incluindo animações, jogos online, revistas em quadrinho, clipes musicais, almanaque de atividades, guia para orientações de cuidadores, apresentando os carismáticos personagens da Vila Sésamo através das mídias digitais, televisão, atividades nas escolas (e outros espaços educacionais), eventos nas comunidades.

“Ser esperto significa saber muito mais do que ler e escrever. Significa saber como solucionar problemas e pensar de maneira criativa. Nossa abordagem é incorporar atividades relacionadas ao fortalecimento financeiro em suas rotinas e práticas diárias, além de facilitar a comunicação e interação aberta entre crianças e adultos. Nós também iremos fornecer informações e habilidades valiosas que atendam às necessidades infantis e ajudar crianças e famílias a se prepararem bem para o futuro e seus possíveis contratempos”, diz Jaffrey D. Dunn, Presidente e CEO da Sesame Workshop.

Em novembro de 2013, a MetLife Foundation anunciou o investimento de US$ 20 milhões em cinco anos na Sesame Workshop para fomentar, em todo o mundo, a capacitação financeira de famílias com crianças. Esse valor, que faz parte do orçamento quinquenal de US$ 200 milhões da MetLife Foundation para inclusão financeira, atenderá cerca de 75 milhões de pessoas em todo o planeta.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS