FenaCap marca presença em debates sobre inovação e regulação

Conseguro 2025: FenaCap marca presença em debates sobre inovação e regulação

Principal conferência de negócios e conteúdo do mercado segurador, a Conseguro 2025 foi realizada nesta terça-feira (27/05), em São Paulo, sob o tema “Contribuições do Setor de Seguros para o Futuro do Brasil”. Organizado pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros, Previdência Privada, Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), o evento reuniu lideranças e especialistas em torno de temas que moldam o presente e o futuro da atividade. Nesta edição, a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap) teve participação em dois painéis, que trouxeram discussões relevantes ao desenvolvimento do segmento no país.

O presidente da FenaCap, Denis Morais, mediou o painel “Tecnologia & Inovação para Diversificação de Produtos e Acesso ao Mercado”, que abordou os impactos da transformação digital nas soluções ofertadas ao consumidor, os desafios da segurança de dados, o uso ético da inteligência artificial e os caminhos para uma modernização inclusiva. 

“A tecnologia e a inovação estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, não apenas nas empresas, mas também na vida das pessoas. A inteligência artificial, por exemplo, que parecia algo distante, hoje é uma realidade acessível, mas ainda cercada de desafios. Não basta ‘fazer na IA’. Há um ecossistema complexo por trás, que precisa garantir segurança, privacidade e ética no uso das informações”, analisou Denis Morais, acrescentando: “Estamos diante do desafio de personalizar os atendimentos sem comprometer a privacidade dos clientes. Por isso, o diálogo entre o público e o privado é fundamental para avançarmos rumo a uma modernização inclusiva”.

Participaram desta mesa a presidente da Comissão de Inteligência de Mercado da CNseg (Mapfre), Ana Paula Schmeiske; o diretor de Digital, Dados e IA da TIVIT, Daniel Calero; o superintendente Executivo de Negócios/Seguros da Núclea, Eduardo Juliano; o diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Iagê Miola; e Nuno Vieira, sócio de serviços financeiros da EY.

Executivo de negócios da BrasilCap, e Conselheiro Titular do Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Privada Aberta e de Capitalização (CRSNSP), indicado pela FenaCap, José Antonio Maia Piñero participou do painel “Aperfeiçoamento Regulatório e Competitividade do Mercado Brasileiro de Seguros”. O debate focou nos avanços proporcionados pelo novo marco legal do seguro e nos desafios ainda a serem enfrentados no ambiente regulatório. O executivo citou que é preciso equilíbrio para que o mercado cresça de forma sustentável.

“Regulação e mercado não são opostos, um depende do outro. Não há mercado sólido sem uma estrutura regulatória robusta, e o setor precisa de estabilidade para investir. Decisões abruptas, sem diálogo prévio, travam o crescimento. Por isso, buscamos uma regulação madura, construída com diálogo e foco no longo prazo. A Capitalização, por exemplo, tem crescido de forma consistente, em média 9,5% ao ano, nos últimos três anos. Mas o ritmo das transformações, impulsionado pela tecnologia, exige um debate regulatório constante”, analisou Maia.

A discussão contou ainda com a presença do diretor-executivo da FenaSaúde, Bruno Sobral; do diretor de Supervisão Prudencial e de Resseguros da Susep, Carlos Queiroz;  do deputado federal Hugo Leal; do presidente do IRB(Re), Marcos Falcão, e do presidente do Conselho Diretor da CNseg e membro do Conselho de Administração da Porto, Roberto Santos. 

O Conseguro 2025 reuniu na capital paulista, no World Trade Center, representantes de seguradoras, corretoras, empresas de tecnologia, órgãos reguladores e autoridades públicas para discutir inovação, transição climática, acesso ao mercado, educação financeira e competitividade.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS