Instituto de Inovação de Seguros e Resseguros elenca 8 temas iniciais

"Acreditamos que junto com todo o direcionamento que vem sendo construído que o setor de seguros dobre de tamanho nos próximo cinco anos”, afirmou Solange Vieira, da Susep

Lançado ontem em webinar pela FGV e conselheiros, o Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros tem como objetivo produzir e difundir pesquisas e análises relacionadas à inovação e tendências futuras na indústria de seguros no Brasil de forma prática, além de acompanhar e estudar os movimentos mercadológicos, regulatórios e tecnológicos em nível global que possam gerar impactos nesse setor. “O Open Insurance começa já no inicio do julho e se desenvolve até o final do ano, o que acreditamos que junto com todo o direcionamento que vem sendo construído que o setor de seguros dobre de tamanho nos próximo cinco anos”, afirma Solange Vieira, da Susep, no webinar. 

Os especialistas fizeram questão de frisar a isenção do Instituto, agregando conhecimento e ciência as discussões do setor. “Esse Instituto faz parte da estratégia da FGV, considerada um dos principais think tank do Brasil. Queremos contribuir para o crescimento econômico e social do país”, afirmaram os participantes.

Oito temas de pesquisa que compõem a primeira chamada pública para que pesquisadores nacionais e internacionais possam se candidatar a desenvolver estudos. São eles: o setor de seguros em uma perspectiva comparada; importância da cadeia de seguros e resseguros e seguro-garantia para a infraestrutura; novas tecnologias e as insurance techs; mudanças regulatórias e legislativas; seguro e o agronegócio; seguro saúde e sua importância durante a pandemia da covid-19; seguro e as mudanças climáticas.

Um dos temais iniciais será o seguro garantia. Dados da Abdib apresentados pelo CEO da BMG Seguros, Jorge Sant’Anna, um dos idealizadores do projeto do “think tank”, mostram que o Brasil investiu 1,66% do PIB em infraestrutura em 2020, sendo que o necessário seria aplicar 4,31%, ou R$ 284,4 bilhões no segmento. Neste sentido, entre 2021 e 2022, o o BMG projeta que o setor de seguros teria a necessidade de gerar R$ 2,899 bilhões em prêmios. Sant’Anna comenta que a importância do segmento de seguros de infraestrutura aumentou com a maior demanda nacional e internacional por estabelecer contratos que contemplem esse produto.

O webinar está disponível na página do Youtube da FGV.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS