Markel está confiante no crescimento do seguro rural em 2019

O CEO da Markel, Carlos Caputo, está confiante com o desempenho do seguro rural em 2019, ainda mais em um cenário em que o presidente Jair Bolsonaro prioriza o setor e o seguro. Semana passada, durante sua visita a Agrishow,  em Ribeirão Preto (SP), o presidente anunciou a liberação de R$ 1 bilhão para o seguro rural do Plano Safra do Banco do Brasil, além de defender juros menores aos agricultores. Veja abaixo o que Caputo espera do futuro:

1 – Qual avaliação da Markel após esses  primeiros meses de trabalho da Ministra Tereza Cristina no comando do Ministério da Agricultura?

Nossa avaliação é bastante positiva e, apesar do pouco tempo, nota-se uma postura bastante firme e alinhada com os anseios do setor agrícola. Em evento realizado esta semana em Brasília, a ministra reiterou que o seguro rural é a ferramenta que dá tranquilidade ao produtor. Portanto, esperamos, com otimismo, que os R$ 1 bilhão em subsídios anunciados sejam liberados para os produtores.

Se a alocação dos recursos para o subsídio não puder ser feita conforme a expectativa do setor, a estratégia da Markel será afetada? 

Se não conseguirmos avançar na questão dos subsídios, o mercado será afetado como um todo, principalmente àqueles produtores com áreas e culturas onde os fatores de risco mais agravados dificultam a contratação de seguros. Nesse universo, o subsídio possui uma relevância ainda maior.  

A maior demanda diante da alta dos grãos puxada pelo apetite crescente da China,  anima a venda de seguros?

A demanda extra sempre traz o aquecimento do setor de forma direta e a toda a sua cadeia, incluindo os seguros. Temos uma meta a cumprir, sendo assim, esse tipo de notícia nos anima. Nos valemos dessas demandas flutuantes, mas, também, estamos percebendo um aumento na conscientização do produtor com relação aos riscos, o que gera, consequentemente, um aumento na demanda por seguro. Vale lembrar que somente 8% da área cultivada no Brasil é coberta por apólices seguro, segundo a Sociedade Nacional da Agricultura (SNA), logo, temos amplo espaço crescer

Qual seria essa meta para 2019, comparada com desempenho da Markel no último ano? 

Encerramos o ano com um resultado mais de três vezes maior do que a nossa expectativa, que era o de faturar R$ 22 milhões. Vendemos, aproximadamente, R$ 75 milhões em apólices.A meta para 2019 é bater R$ 125 milhões de receita e a Markel está no caminho certo. Encerramos o primeiro trimestre de 2019 com cerca R$ 34 milhões em prêmios emitidos, o que está alinhado com as nossas projeções originais. O fato de sermos relativamente novos nesse nicho e termos em nossa carteira a opção de apólices customizadas, nos ajudaram a crescer de forma importante. Mas também sabemos que o mercado incorpora, rapidamente, práticas que dão certo, portanto, temos que procurar outros diferenciais e continuar sempre inovando para mantermos uma margem de crescimento sólido e sustentavel.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS