Começa o corre-corre para segurar Belo Monte

belo-monteFinalmente o edital da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), foi aprovado ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com redução da garantia de 7,5% do valor do investimento para 5,5%. A expectativa é de que a usina custará R$ 19 bilhões. Uma conquista da pressão do consórcios, que não encontram capacidade de resseguro a um preço viável no mercado internacional.

A crise financeira reduziu muito a capacidade e o apetite dos resseguradores, além de haver na Índia, na China e no Brasil muitos projetos de grande porte e de longa duração, o que por si só esgota os recursos disponíveis.

Com o edital da usina de 11,2 mil megawatts na rua, toda a discussão sobre preço e capacidade que vinha sendo negociada entre os participantes de seguro garantia no Brasil e no mundo ganha força a partir de hoje. Isso porque o preço do seguro e a capacidade precisam ser definidos rapidamente uma vez que o custo do programa de seguro tem de ser considerado no preço a ser ofertado pelos consórcios no leilão previsto para o dia 20 de abril.

Os seguradores querem amarrar a oferta de seguro garantia para Belo Monte com o seguro de risco de engenharia que será contratado pelo vencedor. No entanto, os consórcios não querem se comprometer agora. Mas se não fizerem isso, dizem fontes envolvidas nas negociações, dificilmente conseguirão taxas competitivas.

Isso porque o seguro garantia é o que apresenta maior risco. As seguradoras e resseguradoras buscam atrelar esta apólice com a apólice de risco de engenharia para poderem controlar o andamento da obra e interferir se o risco de quebra de contrato começar a ficar mais evidente.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS