mercado

Ex-CEO da Zurich Brasil lança startup de tecnologia para venda de automóveis

Denise Bueno
Escrito por Denise Bueno

Release

Marcus Vinicius Martins, ex-CEO da Zurich Brasil e ex-Head de Seguros do Banco Safra, e Mauricio Terra Tilhe, ex-executivo da SulAmérica Seguros e Sócio da Startup Reboque.me, fundaram a Venda Bem Seu Usado, startup de tecnologia que atua como consultoria especializada na venda de veículos, que traz uma metodologia nova, garantindo total sigilo do dono do veículo e alcançando valores até 25% maiores no preço final de venda. “Vimos a oportunidade de criar um serviço em que o proprietário não perderia dinheiro, como acontece atualmente na maioria dos casos, e, ao mesmo tempo, manteria toda a comodidade e segurança durante a venda do veículo”, afirma Marcus Vinicius.

O serviço de consultoria da Venda Bem Seu Usado começa através do site. A partir dos dados informados pelo cliente, a startup calcula um valor sugerido para iniciar a divulgação da venda e também estima quanto o mercado tradicional pagaria pelo veículo, caso o cliente preferisse vender o carro com pressa, aceitando valores reduzidos. A cotação é gratuita, e tudo é processado e disparado para o cliente de forma automatizada, sem necessidade de intervenção humana.

Graças à sua tecnologia proprietária, a Venda Bem Seu Usado tem capacidade para precificar e considerar os diferentes graus de liquidez de cada modelo específico de veículo, desde 2001 até hoje. Outros critérios levados em conta pelos algoritmos são a quilometragem do veículo e o ano do modelo, cujo impacto pode aumentar ou reduzir o valor sugerido de anúncio.

Após o detalhamento da proposta e posterior aprovação da oferta pelo dono do veículo – nada é feito sem o aval do cliente – a Venda Bem Seu Usado assume toda a negociação do automóvel, inclusive, checando, a fundo, os dados de pessoas interessadas, como forma de evitar fraudes ou emboscadas. “Quem quer vender seu carro, não gosta de perder tempo negociando com diversas pessoas, correr riscos com a divulgação de seus contatos em anúncios na internet, feirões, ou cartazes colados no vidro do veículo, e por uma questão de comodidade e maior segurança, vendem muito mais barato através desses canais tradicionais”, complementa Tilhe.

“Nosso percentual é cobrado somente após a venda do veículo. O cliente segue sua vida, normalmente. Não precisa ficar respondendo contatos, pois nós fazemos todo esse atendimento. Selecionamos as melhores propostas, checamos a idoneidade do comprador e só aí fazemos contato com o cliente para viabilizar um encontro seguro. Ele só aparece no final, para fechar a negociação”, afirma Marcus Vinicius.

A Venda Bem Seu Usado não assume compromissos com compradores sem o aval do cliente, que precisa estar confortável com a negociação. “Nosso objetivo é que a venda seja realizada por um valor que esteja dentro da expectativa dos nossos clientes. Mostramos com base em dados e fatos que ele vai receber muito mais do que as ofertas das concessionárias e sites de leilão”, ressalta Mauricio.

A Venda Bem Seu Usado opera hoje, principalmente, em São Paulo e Rio de Janeiro, e quer levar seu modelo para outras capitais e cidades do país. Quando questionados sobre planos de expansão e investimentos, os sócios explicam que o modelo está evoluindo a cada dia.

“Já temos resultados positivos e o nosso objetivo é expandir rapidamente as nossas operações, sem abrir mão da qualidade dos nossos serviços. O mais importante agora é garantir que nosso modelo de negócios seja escalável, para crescer sem sacrificar a estrutura de custos. Temos uma excelente e enxuta equipe para tratar de tecnologia, marketing digital e design, e agora vamos investir cada vez mais na parte comercial e de atendimento ao cliente”, afirmam os executivos.

Biografia dos Sócios

Marcus Vinicius Lopes Martins

Com expertise de mais de 20 anos em posições de comando em grandes seguradoras, bancos e corretoras de seguros, Marcus Vinicius é engenheiro formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), com Mestrado em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ e formação executiva pela INSEAD (França). Marcus Vinicius é Sócio-Fundador da Iconeseg, empresa pioneira no desenvolvimento de aplicativos e soluções digitais para seguradoras e corretores de seguros. Já foi Vice-Presidente de Seguros de Automóveis da SulAmérica Seguros e ex-Head de Seguros do Banco Safra, além de ter ocupado a posição de CEO da Zurich Brasil.

Mauricio Terra Tilhe

Mestre em Administração de Empresas pelo Instituto Coppead / UFRJ, com formação executiva na Wharton Business School (EUA). Mauricio trabalhou por mais de uma década em posições de liderança no mercado segurador e é Sócio-Fundador da Veppo Solutions, empresa responsável pela Reboque.me, uma das principais inovações no segmento de assistência 24h digital no Brasil. A Reboque.me recebeu investimentos da seguradora Porto Seguros em fevereiro de 2017, ao ser selecionada para o Programa de Aceleração Oxigênio, em parceria com a Plug & Play.

Sobre a Autora

Denise Bueno

Denise Bueno

Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

Deixar um comentário