Vida e Previdência

Tokio Marine adota robo Marina para atendimento

A Tokio Marine anuncia a implantação da Marina, Inteligência Artificial que realizará atendimentos no Departamento de Recursos Humanos. Desenvolvida através de um software baseado no supercomputador Watson, a Marina é capaz de aprender, identificar expressões diversas e interpretar contextos, sendo inicialmente responsável por realizar cerca de 2 mil atendimentos mensais referentes a assuntos do dia a dia dos mais de 1,7 mil colaboradores da companhia.

Sua mecânica é mais simples do que parece: a captação de conhecimento pela Inteligência Artificial se dá mediante abastecimento com conteúdo fornecido pela equipe de Recursos Humanos, de forma que antes do lançamento foi feito um trabalho extenso no sentido de alimentar a Marina com todas as possíveis perguntas que poderiam ser feitas pelos colaboradores, e quais as possíveis respostas para cada pergunta.

“Estamos muito satisfeitos com a implantação dessa nova tecnologia, na medida em que, a partir do momento em que a Marina passa a ser responsável por realizar esses atendimentos mais corriqueiros, a equipe de Recursos Humanos pode dedicar o tempo economizado em atividades mais estratégicas para a Tokio Marine, como o desenvolvimento de novos projetos e o aprimoramento de processos que já existem. Dessa forma, a Inteligência Artificial acaba sendo mais uma ferramenta que nos permite valorizar nosso Capital Humano” explica a gerente de Recursos Humanos da Tokio Marine, Juliana Zan.

Em sua fase inicial, a Marina estará disponível para atendimentos via chat, dentro do Portal de Recursos Humanos da Companhia. Numa segunda etapa, a previsão é que ela passe a atender também dúvidas de Corretores e Clientes, através de canais como telefone, vídeo e chats de redes sociais como Facebook e Twitter.

“A beleza do sistema está exatamente no fato da capacidade de aprendizado dessa ferramenta ser diretamente proporcional à quantidade de informações fornecidas por nossas equipes. a Marina será muito bem vinda ao nosso time!” analisa Juliana.

Sobre a Autora

Denise Bueno

Denise Bueno

Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

Deixar um comentário