mercado

Minuto Seguro contrata amplia quadro de funcionários

Denise Bueno
Escrito por Denise Bueno

Release

A Minuto Seguros, uma das maiores corretoras do Brasil e líder no segmento on-line, está implementando um novo projeto de contratação de seus funcionários ao longo deste ano. Com menos deslocamentos para o candidato e realizando 80% do processo de seleção pela internet, a empresa conseguiu otimizar o recrutamento, melhorar a qualidade de seus novos profissionais e evitar que esses candidatos gastem tanto tempo, dinheiro e energia para participar presencialmente de várias etapas presenciais da seleção.

A implementação desse projeto nasce paralelamente à mudança de sede da Minuto Seguros que, de forma ambiciosa, instalou-se em um prédio próprio, com cinco andares, no centro de São Paulo, na metade de 2017. Desde a inauguração do novo escritório e a implementação do novo modelo de contratação, o número de funcionários cresceu cerca de 30%, chegando ao número atual de a 440 profissionais. Tudo isso em um ano em que a maior parte das empresas teve de realizar cortes ou congelar novas contratações.

“Esse crescimento está dentro do projetado no começo do ano. O nosso jeito de contratar está mais simplificado e menos desgastante para ambos os lados. Encontrar profissionais para o nosso time de vendas é bastante complexo, pois tratamos de um produto com muitas especificidades. Por isso, a seleção precisa ser bastante minuciosa e os testes on-line fundamentais para a tomada de decisão”, diz o CEO da Minuto Seguros, Marcelo Blay.

Atualmente, o processo de recrutamento da Minuto Seguros consiste em cadastro do currículo via Facebook, Linkedin e sites especializados em contratações, como Vagas e Catho, ou dentro do próprio site da corretora. Após essa etapa, o currículo é analisado e inicia-se o contato por telefone, seguido de uma etapa via internet, por vídeo.

Caso avance nessas fases, o candidato recebe duas provas, focadas em conhecimentos gerais e em seguro, e passa por mais uma análise on-line, com um teste de vendas por telefone, antes que seja chamado para a etapa final, essa sim presencial, para uma dinâmica em grupo e um bate-papo. A Minuto Seguros costuma oferecer oportunidades para profissionais das áreas de Vendas, Pós-Vendas, Marketing, T.I. B.I, Financeiro, Administrativo, entre outras, mas esse processo online é focado na área de vendas.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui, atualmente, 13 milhões de desempregados. Apesar deste cenário, o mês de outubro surpreendeu os especialistas, trazendo um pouco de otimismo para os trabalhadores.

Isso porque quase 1,2 milhão de pessoas arrumaram emprego com carteira assinada no período, contra 1,1 milhão que perderam seus postos. Mais precisamente, 76.599 trabalhadores assinaram carteira em novos empregos, fazendo de outubro deste ano o melhor mês de 2017 e o “melhor outubro” desde 2013 em relação a saldo positivo em contratações.

Três novos funcionários da Minuto Seguros são exemplos deste novo momento. Caíque Lourenço, consultor de vendas; Márcia de Freitas e Graziele Silva, consultoras de seguros; foram contratados em outubro.

O trio, que havia perdido o emprego simultaneamente em outras corretoras, foi contratado na mesma época pela Minuto Seguros, que até dezembro ainda pretende anunciar a chegada de mais 30 profissionais para integrar seu quadro de colaboradores.

“Mesmo com a crise, a Minuto não tirou o pé do acelerador, continuamos crescendo e contratando. Queremos cumprir o papel social de gerar empregos e ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos. O número atual de 13 milhões de desempregados no Brasil é triste, mas, como empresário, quero ajudar diretamente nesta questão. Eu acredito e amo o Brasil! Ao invés de reclamar, a gente prefere fazer” diz Marcelo.

Sobre a Autora

Denise Bueno

Denise Bueno

Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

Deixar um comentário