Post Patrocinado

CESVI/MAPFRE oferece solução para aumentar produtividade na gestão de sinistros

Denise Bueno
Escrito por Denise Bueno

Totalmente desenvolvido pelo CESVI BRASIL/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE), o sistema ÓRION Orçamentos é uma solução integrada de gestão de sinistros de alta tecnologia, 100% em plataforma web. Para as oficinas, oferece a única ferramenta totalmente on-line de orçamento eletrônico de reparo do mercado e, para seguradoras e reguladoras, proporciona agilidade e mais produtividade na operação que se inicia quando o call center da companhia recebe uma comunicação de sinistro.

“Dessa forma, o Órion permite que o nosso cliente tenha velocidade e assertividade em suas decisões, além de proporcionar o melhor custo x benefício do mercado”, afirma Almir Fernandes, diretor executivo do CESVI BRASIL/MAPFRE. Atualmente, o Órion conta com mais de 3 mil oficinas, cerca de 23 reguladoras de sinistros e mais de 7.500 profissionais conectados.

O Órion Orçamentos disponibiliza para o cliente, em uma mesma tela, informações técnicas sobre os serviços e a consulta dos preços das peças para os veículos, em linha com as tabelas das principais montadoras do país; a possiblidade de acompanhar detalhadamente os processos do orçamento, com a discriminação dos tempos de reparo, funilaria e pintura, além da possibilidade de incluir e excluir itens de forma mais prática, com apenas um clique.

Entre os principais diferenciais do sistema estão a separação dos custos de insumos e materiais dos tempos de mão-de-obra; uma tabela de tempos que condiz com a realidade das oficinas brasileiras, incluindo atividades de reparação e pintura; utilização do banco de dados de peças oficiais das montadoras; classificação da intensidade dos danos que serão reparados em leve, médio e forte, e a diferenciação de todos os modelos e versões de cada veículo. O banco de dados, atualmente, é composto por 99,79% dos modelos de automóveis mais vendidos entre 2000 e 2018, segundo Informativo de Emplacamentos da Fenabrave.

Fernandes destaca que o Órion dispensa a instalação de um software específico. “O sistema permite que o orçamento seja feito de qualquer lugar, na hora em que o profissional desejar, trazendo mais mobilidade e rapidez no processo”, afirma o executivo. “O fato de contar com os tempos de reparo e preços de peças fornecidos pelas montadoras e confrontados com o mercado de revendas contribui ainda mais para a redução do tempo de permanência do carro na oficina”, ressalta. Almir Fernandes lembra também que, recentemente, o Órion Orçamentos passou a contar com a funcionalidade Smart, que permite um ganho de 47% em tempo e produtividade ao automatizar os orçamentos de reparos, além de ser a ferramenta com menor custo do mercado.

O sistema Órion oferece outros módulos independentes e específicos, entre eles:

Órion Peças, especializado no fornecimento de peças – com foco no aumento de produtividade, redução dos custos administrativos, aumento médio dos descontos de peças e redução do custo médio com os sinistros, a solução traz ainda mais eficiência ao processo de regulação de sinistros. Atualmente, conta com mais de mil fornecedores de peças plugados, além de quatro grandes mediadoras respondendo cotações em todo o Brasil.

Órion Nota Fiscal, módulo especializado na gestão de pagamento de notas fiscais – garante o recebimento de notas apenas de processos autorizados, aumenta a produtividade na liberação dos pagamentos, integra os dados e imagens das notas com os sistemas das companhias e elimina valores divergentes de notas fiscais recebidas.

Órion Revistoria, destinado à realização de revistorias de processos, com ajuste dos valores autorizados – possibilita a identificação de eventuais falhas e fraudes ocorridas ao longo da regulação do sinistro.

Órion Indenização Integral, módulo especializado na gestão de salvados. Por meio dele, é possível acompanhar o processo de remoção do salvado da oficina, controlar a presença do veículo no pátio, verificar se o veículo é recuperável, ter acesso a dados que apontem se o veículo teve danos de pequena, média ou grande monta, e identificar um valor possível para a venda do veículo.

Além da possibilidade de contratação dos módulos isoladamente, o sistema oferece também como diferencial o Órion Link, uma solução que permite o envio e recebimento de orçamentos individualizados por meio de um link de internet, que leva diretamente à agenda de vistorias do Órion sem a necessidade de contratação da licença por parte das oficinas. “O Órion Link gera agilidade em regiões com baixo fluxo de veículos ou de difícil acesso, e amplia o leque de atuação na área de regulação das oficinas, além de gerar redução de custos com prestadores e reguladoras”, completa Fernandes.

Sobre a Autora

Denise Bueno

Denise Bueno

Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

Deixar um comentário