carreira

Thierry Claudon deixa presidência da Caixa Seguros e Laurent Jumelle assume

Denise Bueno
Escrito por Denise Bueno

Thierry Claudon deixou a presidência da Caixa Seguros há uns dois meses. Em seu lugar entra Laurent Jumelle. Thierry Claudon presidiu a Caixa Seguradora Holding desde 2001 e atuou como diretor para a América Latina da CNP Assurances desde fevereiro de 2013. A seguradora é uma joint venture da Caixa (49%) com a companhia francesa especializada em seguro de vida CNP (51%).

Laurent Juemlle assume o comando do grupo Caixa Seguros

Segundo fontes, a saída de Thierry foi justificada como uma aposentadoria. Porém, muito se fala que ele foi afastado diante de tantas discórdias para a renegociação do contrato entre a Caixa e a francesa CNP, que ficou por quase um ano em pé de guerra, mas foi resolvido na semana passada, já sem Thierry.

Foi de Thierry também o projeto da seguradora digital Youse, lançada em 2016 e que contou com mais de R$ 200 milhões em investimentos. Focada desde o começo no desafio de tornar uma marca de seguros bem próxima do dia-a-dia de seus consumidores, a seguradora se define como uma plataforma 100% digital que trabalha um modelo de oferta direta, sem a intermediação do corretor, e possibilita a contratação de apólices personalizadas e em questão de minutos por meio do site youse.com.br e do aplicativo móvel (disponível para Android e iOS).

No entanto, a forma como tratou o corretor gerou problemas, com a Susep indeferindo o pedido da Youse para atuar como seguradora. A expectativa é de que agora tudo fique resolvido entre corretores e Youse, assim como o contratado com a CNP foi renovado no início deste mês. A CNP passa a ser parceria nas áreas de vida, prestamista e previdência até 2041. No acordo, a seguradora francesa abriu mão da exclusividade que tinha pelo acordo anterior a partir de janeiro de 2018.

A partir disso, a Caixa Seguridade Participações iniciou processo para escolha de parceiros estratégicos para atuar na rede de distribuição da Caixa Econômica Federal com a comercialização de produtos nos ramos de seguros automóvel, patrimonial e habitacional, bem como consórcios. O Credit Suisse e o BB Banco de Investimento estão ajudando no processo de encontrar um parceiro para assinar um acordo de exclusividade.

Sobre a Autora

Denise Bueno

Denise Bueno

Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

Deixar um comentário