mercado

Rádio CNseg: Proteção veicular não traz nenhuma garantia, alerta presidente

Denise Bueno
Escrito por Denise Bueno

Release

O presidente da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), Marcio Serôa de Araujo Coriolano, explica no quadro “Fala Presidente” desta segunda-feira os grandes riscos para quem contrata proteção veicular, na verdade um seguro pirata. Ele alerta para o fato de que esse serviço não dá nenhuma garantia ao consumidor, por não ser regularizado nem fiscalizado, e lembra que o Seguro de Automóvel é que oferece proteção real. “O que está no contrato vale, é o que a seguradora tem que entregar. Não é isso que ocorre na proteção veicular”, afirma.

Também hoje, no “Minuto da Capitalização”, o representante da FenaCap na Comissão Especial de Desenvolvimento da Inovação e Insurtech da Susep (Superintendência de Seguros Privados), Ismael Tessari Grandi, aborda as discussões sobre inovação no setor de seguros que vêm ocorrendo na comissão.

Na “Entrevista Especial” desta terça-feira, o presidente da resseguradora IRB Brasil Re, José Carlos Cardoso, conversa com Marcio Coriolano sobre as mudanças no mercado de resseguros nos últimos dez anos e sobre o próprio IRB. “O mercado tem se mostrado extremamente dinâmico”, diz Cardoso. “A gente veio da quebra do monopólio, depois de 70 anos, e o mercado se abriu à concorrência dos players internacionais. Conseguimos fazer a privatização do IRB em 2013, que também foi um passo importantíssimo para o crescimento da nossa companhia e, aí sim, conseguimos dar um grande salto que culminou com o processo do IPO (oferta pública inicial de ações).”

No mesmo dia, no quadro “O Seguro na Sua Região”, o presidente do Sindseg SP (Sindicato das Empresas de Seguros, Resseguros e Capitalização de São Paulo), Mauro Batista, fala sobre os principais desafios do setor no Estado. No “Qual é a Dúvida?”, o presidente da Comissão de Responsabilidade Civil da FenSeg, Marcio Guerrero, responde à pergunta de uma ouvinte cujo veículo sofreu avaria ao ser manobrado pelo funcionário de um estacionamento pago.

Nesta quarta-feira, no programa “Conheça os Seguros Gerais”, o presidente da Comissão de Seguro Habitacional da FenSeg, Lincoln Peixoto da Silva, explica o que é essa modalidade, como funciona e o que a diferencia do Seguro Residencial. No mesmo dia, entra também o “Inovação e Sustentabilidade”.

Na quinta-feira, estreia o quadro “Hora do Consumidor”, que abordará quinzenalmente temas vinculados às relações de consumo. Nesse primeiro programa, a diretora da Previdência da Caixa Seguradora e presidente da Comissão de Relações de Consumo da CNseg, Rosana Techima Salsano, fala sobre o 5º Colóquio de Proteção do Consumidor de Seguros, que será realizado nos dias 30 e 31 deste mês em Belo Horizonte. No mesmo dia, vai ao ar no “Por Dentro da Saúde Suplementar” a primeira parte de um debate gravado durante a 8ª Conseguro reunindo a presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, a advogada Angélica Carlini, especializada em direito do consumidor, e Flávio Bitter, diretor da Bradesco Saúde. Ainda na quinta, o quadro “Seguro Internacional”, conheça alguns seguros específicos utilizados em países europeus para proteger a economia e a população locais.

Fechando a semana, na sexta-feira, o professor da Escola Nacional de Seguros Bruno Kelly explica no “Entenda os Seguros de Pessoas” as diferenças entre VGBL e PGBL, para quem pretende contratar um plano de previdência privada. No “Dicas do Consultor”, o economista e consultor da FenaCap Álvaro Modernell orienta os idosos maiores de 70 anos com direito a sacar o abono salarial do PIS/Pasep a utilizar melhor esses recursos.

Diariamente, a Rádio CNseg traz ainda boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.

Sobre a Autora

Denise Bueno

Denise Bueno

Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

Deixar um comentário