mercado

Rádio CNseg: 5º Colóquio de Proteção e Defesa do Consumidor de Seguros é tema do ´Fala Presidente`

Denise Bueno
Escrito por Denise Bueno

Fonte: CNseg

O 5º Colóquio de Proteção e Defesa do Consumidor de Seguros, que se realiza hoje e amanhã em Belo Horizonte e faz parte do Programa de Educação em Seguros, é o tema do “Fala Presidente” desta segunda-feira. Nele, o presidente da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), Marcio Serôa de Araujo Coriolano, destaca as principais atrações do encontro, que reúne representantes do mercado segurador, do governo e de entidades de defesa do consumidor. “O setor de seguros tem particularidades que o tornam muito complexo para a população com o um todo”, diz Coriolano. “Não é à toa que a gente dá uma importância tão grande para este colóquio.”

Outro destaque da semana é a “Entrevista Especial” que vai ao ar amanhã com o chefe da Assessoria Especial de Reformas Microeconômicas do Ministério da Fazenda, João Manoel Pinho de Mello. Ele fala sobre as medidas que o governo vem tomando para aumentar a produtividade da economia, como a reforma trabalhista e a diminuição do spread bancário. ”Toda essa agenda olha transversalmente a economia para melhorar a produtividade de todos os setores e fazer com que nós possamos produzir mais.”

Nesta segunda, no “Minuto da Capitalização”, o diretor executivo da FenaCap, Carlos Alberto Corrêa, comenta o desempenho do segmento de capitalização até o mês de julho. Corrêa destaca o aumento de 4,9% no valor de prêmios distribuídos em sorteios. “Isso significa R$ 641 milhões de prêmios em dinheiro a clientes sorteados. Equivale a R$ 4,3 milhões por dia útil”, afirma.

Terça-feira, no programa “O Seguro na Sua Região”, o presidente do Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul, Guaci Llano Bueno, fala sobre os resultados mais recentes do mercado segurador local e sobre as perspectivas para 2018. No mesmo dia, no quadro “Qual é a Dúvida?”, o presidente da Comissão de Garantia Estendida e Afinidades da FenSeg, Marco Garutti, responde à pergunta de um ouvinte sobre se o seguro do celular cobre a queda acidental do aparelho dentro de uma piscina.

Na quarta-feira, o presidente da Federação Nacional dos Corretores (Fenacor), Armando Vergílio, aborda no “Conheça os Seguros Gerais” o projeto de lei que proíbe a comercialização da chamada proteção veicular, conhecida como seguro pirata. Nesse mesmo dia, vai ao ar o quadro “Inovação e Sustentabilidade”.

Já na quinta, o “Por Dentro da Saúde Suplementar” transmite a segunda parte do painel que debateu, na 8ª Conseguro, a proteção do consumidor na saúde suplementar. Participam a presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, a advogada Angélica Carlini, especializada em direito do consumidor, e o diretor da Bradesco Saúde Flávio Bitter. No mesmo dia, o “Momento Jurídico” traz entrevista com o presidente do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), Gustavo Schmidt, que fala sobre o 1º Congresso Internacional CBMA de Mediação, previsto para 9 e 10 de novembro no Rio de Janeiro. Ainda na quinta, o quadro “Seguro Internacional” revela quanto o mercado global de seguros desembolsou no primeiro semestre do ano em decorrência de eventos climáticos.

Na sexta-feira, fechando a semana, o diretor executivo da FenaSaúde, José Cechin, fala no “Entenda os Seguros de Pessoas” sobre o VGBL-Saúde, um produto que, caso aprovado pelo Congresso, permitirá ao trabalhador usar os recursos acumulados ao longo do tempo especificamente para despesas de saúde na terceira idade. Já no “Dicas do Consultor”, o professor da Escola Nacional de Seguros José Antônio Varanda orienta quem está desempregado a administrar melhor as verbas indenizatórias e a gerir seus gastos enquanto busca uma recolocação no mercado de trabalho.

Diariamente, a Rádio CNseg traz ainda boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.

Sobre a Autora

Denise Bueno

Denise Bueno

Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

Deixar um comentário