Uncategorized

Planejar desde cedo também é preciso, recomenda Mongeral Aegon

Denise Bueno
Escrito por Denise Bueno

No mês das crianças, um tema muito importante também pode ser discutido pelos pais e responsáveis: a educação financeira. A seguradora Mongeral Aegon incentiva o assunto desde cedo, que pode ser adaptado no dia a dia, de acordo com a idade. “Muitas pessoas pensam no agora, mas tendem a não planejar algo que seja usufruído no futuro, como uma viagem ou um patrimônio. Com os filhos não é diferente. Através de pequenas atitudes é possível criar a consciência de valores, seja para uma criança ou um adolescente”, pontua a superintendente de Educação Corporativa da companhia, Patrícia Campos.

Confira algumas dicas simples elaboradas pela Universidade Mongeral Aegon que podem ajudar na hora de ensinar para a criançada:

– O momento ideal para introduzir o assunto é quando a criança aprende a contar. Nessa fase, dar moedas e explicar o sentido de valores, e não quantidade, é importante. Tudo ao seu tempo. No início, cinco moedas de dez centavos valem mais que apenas uma de cinquenta.

– A partir de sete anos uma boa alternativa é introduzir a mesada. Esta é uma boa forma para que a criança passe a ter noção de prioridades, tomada de pequenas decisões e gestão do próprio dinheiro. É importante ressaltar que a mesada não tem como objetivo cobrir gastos básicos como alimentação, transporte e material escolar.

– Um aliado para esta fase é o Jogo dos Quatro Porquinhos. Nele, a criança define para onde irá cada parte do dinheiro acumulado: ‘Sr. Agora’ para gastos emergenciais; ‘Sr. Desejo’, que trabalha o tema poupança, algo para um futuro próximo; o ‘Sr. Bonzinho’, que representa uma doação; e o ‘Sr. Futuro’ estabelece noções de investimento, como uma previdência privada para a criança, dinheiro para ser utilizado a longo prazo.

– Na adolescência, trabalhe a consciência empreendedora. Além de contribuir com o desenvolvimento de habilidades como administração, negociação, estimula a criatividade e a inovação, além de reforçar a importância do contribuir e colaborar.

Na data, a Mongeral Aegon também preparou uma forma para que os pais possam planejar desde cedo algum presente que desejam dar aos filhos no longo prazo, como uma viagem ou a tão sonhada festa. O Simulador dos Sonhos pode ser acessado no link: http://mongeralaegon.wertech.com.br/

Sobre a Autora

Denise Bueno

Denise Bueno

Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

Deixar um comentário