Susep cria comissão especial de inovação e insurtech para lançar marco regulatório

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgou hoje a Portaria nº 6.964, de 25 de julho de 2017, para constituir a Comissão Especial de Inovação e Insurtech. Já era em tempo. Há mais de 1 mil insurtechs no mundo que já deram certo. Esse número é de 2016. Com a velocidade que elas são criadas, já deve ser o dobro. No Brasil há umas 15 oficiais e outras tantas ainda atuando em projeto piloto ou sem publicidade para não chamar a atenção da concorrência ou dos que são contra as start-ups por ainda estarem com processos muito atrasados e, consequentemente, temem a concorrência.

A mais recentes novidade fica por conta da Descubra Seguros, da Chubb, dedicada a venda de microsseguros, com o seguro de acidentes pessoais com escolha de 10 tipos de assistências. Vale lembrar também da Minuto Seguro, Bidu Seguro, Youse e Thinkseg entre outras já em operação.

A Comissão Especial será composta por representantes de cada um dos seguintes órgãos/instituições e a expectativa é que tanta gente no grupo de trabalho sirva para acelerar o processo de regulamentação para que o setor possa surfar na onda de inovação que oxigena os negócios em todo o mundo.

Susep
Coordenação Geral de Monitoramento de Conduta (CGCOM)
Coordenação Geral de Monitoramento Prudencial (CGMOP)
Coordenação- Geral Autorizações e Liquidações (CGRAL)
Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (CGT)I
Secretaria-Geral (SEGER)
Procuradoria Federal junto à SUSEP

Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg) e todas as federações – Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg); Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi); Federação Nacional de Capitalização (FenaCap); Federação Nacional das Empresas de Resseguro (Fenaber)

Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor)

Escola Nacional de Seguros (Funenseg)

Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP)

A coordenação dos trabalhos ficará a cargo dos representantes da Susep, que se reportarão à Diretoria de Supervisão de Conduta – DICON e ao Superintendente. A Comissão Especial poderá criar subcomissões temáticas para tratar de assuntos específicos, quando julgar conveniente.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS