mercado

Especialista Sérgio Frade lança o livro “Riscos & Seguros”

Denise Bueno
Escrito por Denise Bueno

Release

O sócio-fundador e presidente da Solutions Gestão de Seguros, Sérgio Frade, vai lançar, no próximo dia 30 de maio, no PIC Cidade, o livro “Riscos & Seguros – Uma visão dos seguros sob a ótica da gestão de riscos corporativos e pessoais”. A obra reúne diversos artigos sobre seguros escritos pelo autor e publicados e que reflete a sua vivência profissional na gestão de riscos e seguros de diversas empresas nacionais e internacionais.

Vários artigos do livro destacam a importância do segmento de seguros na vida das pessoas e empresas. Frade ressalta a escala de produtos e serviços do segmento que têm fortes implicações no cotidiano das pessoas e da atividade econômica, com a proteção de vidas e ativos das empresas no país, além de ajudar no gerenciamento de riscos, mobilização de poupança e, sobretudo, facilitando investimentos.

Em 2016, o setor de seguros registrou crescimento nominal de 9,2%, na comparação com 2015, de acordo com dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e compilados pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg). O resultado representa um volume de arrecadação de R$ 239,3 bilhões e diz respeito ao desempenho das carteiras de seguros gerais, vida, previdência complementar aberta e capitalização. Desse valor, cerca de R$ 121,6 bilhões retornaram à sociedade em indenizações, benefícios, resgates e sorteios pagos.

“Em nosso dia a dia, somos forçados o tempo todo a tomar decisões no campo pessoal ou profissional. A vida é cheia de riscos e o gerenciamento disso exige habilidade. Os riscos podem ser evitados ou reduzidos, podemos assumi-los de forma direta ou transferi-los. Gerenciar os riscos, de forma responsável, tem implicações diretas nos resultados e na sobrevivência das empresas, inclusive junto a clientes e fornecedores. Da mesma forma ocorre com as pessoas no dia a dia, frente aos riscos imprevistos no trabalho, lazer ou viagem”, afirma Sérgio Frade.

“Comprar seguro pode parecer simples; no entanto, não é bem assim. A compra de seguros exige cuidados importantes para evitar problemas futuros. Usar o seguro não significa receber indenização. Usar o seguro significa ter a garantia de que a estabilidade financeira de uma empresa ou pessoa está protegida”, explica Frade. Segundo ele, os tempos difíceis e turbulentos, enfrentados pela economia nacional, aumentaram a necessidade de as empresas se garantirem contra imprevistos. Os efeitos danosos da crise colocaram em risco a sobrevivência de muitas delas. Com essa publicação, o empresário espera contribuir e servir de referência para que executivos, gestores de riscos, profissionais do mercado segurador e estudantes possam se nortear.

Sobre a Autora

Denise Bueno

Denise Bueno

Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

1 comentário

  • Excelente matéria e notícia! Cada vez mais se faz necessário entender sobre riscos e seguros. A prevenção de problemas futuros com gestão de riscos é salutar e transferí-los para o mercado segurador faz a diferença. Deixe-nos saber se houver lançamento no Rio.

Deixar um comentário