mercado

Rádio CNseg: coordenadora da Senacon aborda a aproximação entre empresas e órgãos de defesa do consumidor

Denise Bueno
Escrito por Denise Bueno

Fonte: CNseg

A aproximação entre empresas e órgãos de defesa do consumidor é o tema da “Entrevista Especial” desta segunda-feira na Rádio CNseg. A coordenadora geral de Articulação de Relações Institucionais da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), Patricia Galdino, fala sobre o impacto desse relacionamento. “É o melhor possível. Quando vemos a aproximação do mercado, das empresas, com os órgãos de defesa do consumidor, vemos o atendimento melhor àquele consumidor, principalmente o tratamento melhor às suas reclamações”, afirma ela.

Também nesta segunda, no programa “Fala Presidente”, o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Marcio Serôa de Araújo Coriolano, aborda os caminhos do mercado segurador para ampliar a relação com o consumidor. “Os canais de relacionamento têm melhorado bastante ao longo do tempo”, diz Coriolano. “As empresas mudaram muito e sabem que, para manterem a sua sobrevivência e serem reconhecidas pela sociedade, precisam criar canais de atendimento que sejam próximos ao consumidor, um canal que o consumidor possa chamar de seu.”

Na terça-feira, o presidente da Comissão de Riscos de Engenharia da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Marcos Costa, explica no quadro “Conheça os Seguros Gerais” os tipos de cobertura que podem amparar o segurado contra riscos inerentes a uma construção, desde pequenos acidentes até danos causados pela natureza. Já o programa “Qual é a Dúvida” esclarece uma questão levantada por um ouvinte sobre o mercado de seguros.

No programa “Entenda os Seguros de Pessoas” desta quarta-feira, o vice-presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), Luciano Snell, dá orientações sobre a gestão de riscos familiares e como o planejamento financeiro pode atuar como fermenta de proteção para os momentos de risco. Também na quarta, no quadro “Inovação e Sustentabilidade”, o coordenador da Subcomissão de Linhas Financeiras da FenSeg, Gustavo Galrão, fala sobre riscos cibernéticos – os ataques cibernéticos geram prejuízos de US$ 90 bilhões por ano em todo o mundo, e o seguro contra esse tipo de risco entra cada vez mais no radar das empresas brasileiras.

Na quinta, o “Momento Jurídico” traz entrevista com a superintendente jurídica da CNseg, Glauce Carvalhal. Ela aborda os caminhos da desjudicialização, já que o volume excessivo de demandas levou o Judiciário a contabilizar hoje cerca de 100 milhões de processos em tramitação. No mesmo dia, vai também ao ar o quadro “Por Dentro da Saúde Suplementar”.

A semana termina com o “Minuto da Capitalização”, em que a diretora-executiva de Produtos e Marketing da Icatu Seguros, Aura Rebelo, fala sobre a comunicação com o consumidor de capitalização. Também na sexta, o quadro “Dicas do Consultor” traz orientações sobre pendências e retificações na declaração do Imposto de Renda, que tem de ser enviada pelos contribuintes à Receita Federal até o próximo dia 28.

Diariamente, a Rádio CNseg traz ainda boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.

Sobre a Autora

Denise Bueno

Denise Bueno

Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

Deixar um comentário