saúde

Número de beneficiários de planos de saúde volta a crescer, segundo FenaSaúde

Denise Bueno
Escrito por Denise Bueno

Fonte: FenaSaúde

O setor de saúde suplementar incorporou, em fevereiro, aproximadamente, 144 mil beneficiários em planos de assistência médica e 143,1 mil em planos exclusivamente odontológicos, de acordo com os dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), nesta segunda-feira (13). O aumento de consumidores de planos de saúde interrompe sequência de 19 meses de queda desse indicador.

Segundo a ANS, os planos de assistência médica assinalaram maior crescimento de número de beneficiários no segmento empresarial. Na comparação com o primeiro mês de 2017, o setor registrou 158,9 mil beneficiários a mais neste tipo de contrato – crescimento de meio ponto percentual. Esse número é maior do que o total registrado, já que nas demais modalidades de contratação – planos coletivos por adesão e individuais/familiares – houve saída de beneficiários.

Outro dado relevante é que o aumento no numero de consumidores foi registrado na maioria dos entes federativos. No total, 23 estados e o Distrito Federal apresentaram crescimento de beneficiários em planos de assistência médica na comparação com janeiro. Somente Acre, Rondônia e Santa Catarina obtiveram retração.

“Nesses últimos dois anos de forte crise econômica, vimos mais de dois milhões e meio de pessoas perderem o benefício do plano, seja pelo desemprego ou pela queda na renda. O aumento do número de beneficiários é um bom indicador da recuperação econômica que vem sendo noticiada, mas esse processo deverá ser lento e gradativo ao longo de 2017”, avalia Solange Beatriz Palheiro Mendes, presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde).

Sobre a Autora

Denise Bueno

Denise Bueno

Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

Deixar um comentário