Quem é quem

Quem é quem – José Adalberto Ferrara, CEO da Tokio Marine

Denise Bueno
Escrito por Denise Bueno

José Adalberto Ferrara é presidente da Tokio Marine desde julho de 2013, tendo iniciado sua trajetória na companhia em 2009, no cargo de diretor de operações e tecnologia, função que o permitiu participar de processos que contribuíram sensivelmente para a implantação de melhorias dos produtos e serviços da empresa.

O executivo possui 35 anos de experiência na indústria de serviços financeiros e 16 anos no segmento de seguros, no qual começou ao entrar na AGF após cinco anos trabalhando como Diretor de Tecnologia no BankBoston, em Boston (Massachusetts). Além dos resultados conquistados desde que assumiu a presidência da Tokio Marine, Ferrara se destaca por promover o engajamento de suas equipes, com intuito de obter crescimento e resultados acima da média do mercado.

Como a Tokio Marine está posicionada no mercado de seguros nacional? Em quais ramos atua?

A Tokio Marine é uma das principais seguradoras do Brasil e faz parte de um dos maiores conglomerados securitários do mundo. Hoje, a empresa ocupa a 5ª posição no ranking do mercado, e tudo indica que ela seguirá crescendo. Somos uma companhia multiprodutos e atuamos em todos os ramos, exceto previdência, saúde e capitalização.

Como está o desempenho geral da Tokio Marine? Quais são as expectativas para 2016 e 2017?

Seguimos crescendo acima da média do mercado, o que mostra a efetividade da nossa estratégia e a força que temos junto aos corretores e as assessorias parceiras. De acordo com os últimos dados oficiais divulgados pela Susep, o mercado de seguros no qual a Tokio Marine atua cresceu 2,7% até agosto em relação ao mesmo período do ano passado. Nós crescemos 7,8%. Em 2016, esperamos fechar com um crescimento de 7,5%, percentual positivo diante dos desafios da economia nacional. Já para 2017, a expectativa é manter o crescimento na ordem de 3% a 5%.

A quais fatores atribui estes resultados?

Atribuímos os bons resultados à qualidade dos produtos e serviços que oferecemos e à excelência no atendimento prestado aos Corretores, Assessorias e Clientes. O desempenho também é fruto do lançamento de novos produtos. Para enfrentar a desaceleração econômica e oferecer aos Corretores mais oportunidades de realização de negócios, em 2016, lançamos os seguros Responsabilidade Civil Executivos (ou D&O, sigla em inglês para Directors & Officers Liability Insurance), Tokio Marine Obras de Arte e Tokio Marine Agro Safras. Recentemente, trouxemos ao mercado o produto Tokio Marine Auto Roubo + Rastreador. Com a garantia e a qualidade da Tokio Marine, o seguro oferece vantagens como cobertura básica para furto, roubo e incêndio com assistência 24 horas, além da instalação em comodato gratuita do rastreador. Esse produto pode ser até 50% mais barato em relação aos produtos tradicionais.

Qual é o número de corretores parceiros que comercializam os produtos da Tokio Marine?

A companhia tem uma base de 23 mil corretores, sendo que a média de novos cadastros é de 250 profissionais por mês. Esse fator tem sido um dos pilares que garantem o crescimento da seguradora acima do mercado. Cultivamos um relacionamento muito próximo com os nossos parceiros de negócios e estamos sempre buscando oferecer mais opções de produtos e facilidade para quem comercializa seguros da Tokio Marine.

Na área de inovação, que melhorias a Tokio Marine oferece em serviços para Corretores, Assessorias e Clientes?

Um dos diferenciais da Tokio Marine é a excelência na oferta de um amplo leque de soluções para seus corretores, assessorias e clientes pessoa física e Jurídica, e estamos continuamente procurando formas de aperfeiçoar todos os aspectos dessas soluções. Nesse sentido, no primeiro semestre deste ano, a Companhia apresentou iniciativas para otimizar a rotina dos profissionais de seguros que comercializam seus produtos e a de seus segurados. Entre os lançamentos realizados destacam-se a reformulação do Portal Nosso Corretor, o novo site institucional da companhia e o lançamento da Apólice Digital, que pode ser enviada ao segurado e ao corretor de forma 100% digital.

Já em relação à inovação em nossos produtos, lançamos há pouco tempo o “Tokio Marine no Varejo”, plataforma digital de e-commerce que desenvolvemos especialmente para permitir aos Corretores explorar o enorme potencial de vendas de microsseguros no varejo. Já estão disponibilizados nessa plataforma os produtos de garantia estendida, roubo de equipamentos eletrônicos, acidentes pessoais e residencial básico com IS de até R$ 50 mil em pequenas e médias lojas varejistas. Com essa iniciativa, acreditamos conseguir uma verdadeira revolução nesse mercado.

Qual é o segredo do sucesso da seguradora?

O segredo do sucesso da Tokio Marine são os 3Cs: Colaboradores (treinados e motivados), Corretores e Assessorias (parceiros e preparados) e Clientes (satisfeitos com a qualidade da Seguradora). Além disso, todo o trabalho que desenvolvemos é baseado em seis valores: respeito, ética, transparência, trabalho em equipe, excelência em produtos e serviços e compromisso – que permeiam todas as nossas iniciativas e ações.

Sobre a Autora

Denise Bueno

Denise Bueno

Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

Deixar um comentário