Uncategorized

JMalucelli Seguros começa com sete produtos

O grupo paranaense JMalucelli lançou hoje uma nova companhia, a JMalucelli Seguros. A nova empresa terá capital de R$ 110 milhões e será controlada pela holding JMalucelli Participações, com 43,4% do capital nas mãos da Travelers, e formada por quarto empresas ligadas a indústria de seguros: JMalucelli Garantia, JMalucelli Resseguradora, JMalucelli Seguros e a JMalucelli Controle de Riscos, unidade que apoiará as três empresas.

A parceria com a Travelers, iniciada em junho de 2011, possibilitou a criação da nova seguradora, que tem o objetivo de agregar conhecimento de uma das maiaores seguradoras dos Estados Unidos, sendo a maior em garantia, com a JMalucelli, conhecida por sua especialização em seguro garantia no Brasil. Por uma questão estratégica, a companhia terá sede em São Paulo, longe das outras duas que ficam em Curitiba. “Não quisemos deixar a empresa na mesma sede para deixar claro que é um negócio separado. Assim nossos clientes de seguro garantia não pensam que estamos perdendo o foco do negócio e, possivelmente, a qualidade nos produtos”, diz o executivo.

Nos últimos meses, a equipe das duas seguradoras trabalhou de forma árdua para agregar ao mercado brasileiro produtos e serviços por preços competitivos, explica Alexandre Malucelli (foto). A JMalucelli Seguros, que tem como logotipo o famoso guarda-chuva vermelho que era símbolo da associação da Travelers com o Citi, começa com sete produtos: riscos de engenharia, riscos nomeados, riscos operacionais, compreensivo empresarial, riscos diversos, como equipamentos, responsabilidade civil geral e responsabilidade civil de administradores, apólice conhecida como Directors & Officers (D&O).

Segundo ele, a escolha dos portfolio foi pautada pelo potencial de negócios nos segmentos e também pela demanda dos corretores. “Nesta primeira fase nos focamos nos produtos que nossos parceiros de negócios nos solicitaram, mas temos uma linha grande de produtos em estudo, como transporte, por exemplo”, explica Malucelli.

Em garantia, o grupo atua em grandes riscos, com médias e pequenas empresas bem como no varejo. “A operação está consolidada, a ponto de o corretor poder trabalhar de casa com o garantia em razão dos investimentos que fizemos em tecnologia”, acrescentou. Já na operação de seguros gerais, o foco começa com o médio mercado, para num segundo momento entrarmos em grandes riscos”, informou Rosemary Herzka, diretora da linha de property da JMalucelli Seguros. “Queremos avançar no mercado de forma equilibrada, com crescimento orgânico. Com a carteira de 32 mil clientes e de 2 mil corretores temos condições de avançar rapidamente”, afirmou Alexandre Malucelli.

Segundo os executivos da empresa, o potencial de crescimento do mercado brasileiro é muito grande, tendo como base a baixa penetração de consumo de seguro no país, que perde até mesmo para países vizinhos, apesar de o Brasil ser a maior indústria de seguros da região. “A estabilidade trouxe uma série de consumidores para bens duráveis. Mas em seguros a demanda ainda é baixa”, diz.

Malucelli acredita que a simplificação dos produtos bem como uma maior oferta vão ajudar a aumentar o consumo per capita de seguros no Brasil. Uma forma de elevar as vendas é inovar. “Temos uma variedade incrível de produtos da Travelers para trazermos ao país, considerando-se as devidas adaptações”, acrescentou. Outra forma de atrair o consumidor é ter preços atraentes e serviços diferenciados.

“A abertura do mercado de resseguros trouxe queda nos preços. Estamos num momento de preço equilibrado e uma disputa maior em serviços”, afirma o executivo da JMalucelli, seguradora que detém 35% de market share de prêmios em garantia, com base em resultados divulgados hoje pela Susep, com R$ 703 milhões de janeiro a novembro do ano passado.

Apesar de ser uma das maiores seguradoras de carro nos EUA, esse é um segmento que a nova companhia não pretende atuar neste primeiro momento no Brasil, informou Alex Bellino, executivo responsável pela estratégia da nova seguradora.

Sobre a Autora

Denise Bueno

Denise Bueno

Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

Deixar um comentário