resseguro

Resseguro está recuperado, diz Aon Benfield

aon-benfieldO setor de resseguros apresentou notável recuperação em 2009 apesar de turbulências econômicas, diz a Aon Benfield, maior corretora de resseguros do mundo, em relatório sobre o mercado divulgado ontem. A baixa ocorrência de furacões em 2009 ajudou a recuperar as perdas financeiras da crise e isso trouxe um volume maior de capital para o setor, retornando aos níveis que estavam sendo praticados em 2007.

Segundo o estudo, a capacidade de recursos para realizar negócios aumentou 16,6%, recuperando a queda registrada de 16,9% entre 2008 e final de 2009. Com o cenário positivo, as renovações realizadas em janeiro de 2010, período em que se concentra boa parte das negociações dos contratos mundiais no ano, a “rate online” termo conhecido pela sigla ROL, apresentou variação negativa entre 5% e 15%, com consequente queda no preço do seguro.

Com isso, a Aon Benfield tem boas perspectivas para as próximas renovações de contratos que começam agora em abril e junho são positivas, mas sinalizam uma seletividade grande de negócios, uma vez que a demanda mundial por resseguros está acelerada e os riscos de aperto na regulamentação e novas perdas nos mercados acionários ainda preocupam. Ainda neste período poderá ainda registrar queda das taxas, uma vez que a safra de furacões nos Estados Unidos, principal motivo de impacto nos balanços das companhias nos últimos anos – tanto para cima como para baixo –, começa apenas em agosto, após as renovações.

Sobre a Autora

Denise Bueno

Denise Bueno

Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

Deixar um comentário