internacional mercado resseguro seguro seguros gerais

Resseguradores lançam associação mundial

11400468097ae9501Dez dos principais executivos de resseguradoras estiveram presentes no último sábado para comunicar a criação de uma associação mundial de resseguros – Fórum Global de Resseguros (FGR), que terá Denis Kessler, diretor executivo da SCOR RE, como presidente, e Patrick Thiele, presidente da PartnerRe como vice-presidente.

Segundo informaram os executivos, o objetivo da associação é ajudar as resseguradoras a conviver com o momento de mudança trazido com a crise mundial, principalmente no que diz respeito as novas regras que regulamentarão o mercado, como Solvência II.

Além das regras de capital de risco, estão sendo preparadas outras regras para terem uma abrangência mundial pelos órgãos reguladores dos principais mercados financeiros do mundo, principalmente no que diz respeito a securitização. “Estas questões não podem ser tratadas apenas nos Estados Unidos, Europa ou Japão. Precisamos de uma voz global para tratar de questões globais “, disse ele.

A criação da associação é visto como um passo importante pelo setor, uma vez que mesmo sendo o resseguro uma atividade globalizada, não havia uma entidade que representasse globalmente o setor. A associação, segundo seus membros, pretende complementar e não substituir as relações já existentes. “Acreditamos na concorrência leal e a associação visa promover o valor do resseguro na economia global”, disse Kessler.

Também fazem parte do conselho do FGR Nikolaus von Bomhard da Munich Re, Hiroshi Fukushima da Toa Reinsurance, Lord Peter Levene do Lloyd’s, Lippe Stefan da Swiss Re, Montross Tad da General Re, Michael McGavick da XL Capital, Robert F. Orlich da Transatlantic Holdings, Greig Woodring do Reinsurance Group of America, e Wallin Ulrich da Hannover Re.

(imagem dreamstime)

Sobre a Autora

Denise Bueno

Denise Bueno

Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

Deixar um comentário