internacional

Lloyd’s lucra 29% mais no semestre

images13Durante um período tão conturbado da economia mundial, o Lloyd’s of London, um mercado de seguros com operações internacionais, apresentou alta considerável em seu lucro no primeiro semestre do ano. De acordo com dados do balanço divulgado ontem, o Llody’s obteve lucro bruto de US$ 2,18 bilhões (£ 1.32 bilhão), alta de 29%.

O índice combinado apresentou ligeira alta, passando dos 89% registrados no primeiro semestre de 2008 para de 91,6% em junho deste ano, um bom resultado considerando a média de 99% registrada pelas seguradoras de riscos patrimoniais e de responsabilidade civil (Property & Casualty) dos Estados Unidos, 94% das resseguradoras americanas, 84% das companhias instaladas nas Bermudas, outro grande mercado de seguros internacional, e 99% das seguradoras e resseguradoras europeias.

O índice combinado mostra que a instituição sentiu os efeitos do maior volume de pedidos de indenização com a crise, principalmente do seguro de responsabilidade civil de executivos financeiros (directors&officers-D&O). No entanto, desde a crise da Enron e Worldcom, os sindicatos do Lloyd’s passaram a subscrever riscos de D&O com mais rigor.

Os acidentes aéreos, incluindo o AIR France no Brasil, também ajudaram a elevar o volume de indenizações pagas. Para compensar, as catástrofes naturais foram bem menos custosas do que em anos passados.

Segundo informou o presidente do Lloyd’s, Lord Peter Levene, em nota, o resultado dos seis primeiros meses foi alcançado em um período ainda difícil, com volatilidade dos mercados acionários e recessão econômica. “O mercado está em situação financeira sólida e os volumes de negócios têm aumentado como mostra o volume de negócios que nos chega pelos corretores e segurados”.

No cenário externo, Levene disse que as condições continuam difíceis com a temporada de vendáveis e furacoes nos EUA ainda podendo apresentar perdas, e recessão permanece como um indicador de risco para a indústria de seguros.

O relatório completo está disponível na web www.lloyds.com/2009interims

Sobre a Autora

Denise Bueno

Denise Bueno

Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista da revista Apólice, especializada em seguros, e também do SindSeg-SP. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalizacao entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil.

Deixar um comentário